CONTRIBUIÇÃO AO ENTENDIMENTO DA FORMAÇÃO DA LINHA DE PESQUISA NA ÁREA DE ENSINO CONTÁBIL NO BRASIL
Keywords:
Linha de pesquisa, Ensino contábil, Ensino superior.Abstract
O objetivo do estudo foi realizar uma descrição do cenário da linha de pesquisa em Ensino Contábil no Brasil, no intuito de identificar características da referida área de pesquisa. A metodologia do estudo quanto aos objetivos foi de caráter descritivo e com relação aos procedimentos, se deu por meio de levantamento dos dados disponíveis nos programas de pós-graduação em contabilidade no Brasil, no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e nos currículos lattes dos pesquisados. O estudo teve como foco a análise da estratégia de pesquisa dos doutores titulados pelo programa de Controladoria e Contabilidade da FEA-USP que defenderam suas teses em Ensino Contábil desde o início do programa até maio de 2014 e dos orientadores em Ensino Contábil dos programas de pós-graduação stricto sensu em contabilidade do Brasil. Como principais contribuições, foi constatado que a linha de Ensino Contábil no Brasil ainda é incipiente se comparada com as demais linhas já consolidadas, fato que se evidencia na baixa quantidade de doutores em contabilidade que defenderam suas teses nessa linha e que mantiveram sua trajetória atuante podendo ser explicado pelo poder ideológico dos pesquisadores. Dos dez pesquisados, um segue a trajetória no Ensino Contábil. Outro indício da incipiência da linha pesquisa é encontrado na trajetória de pesquisa dos orientadores em Ensino Contábil, todos intercalam publicação e orientação em Ensino Contábil com publicação e orientação em outras linhas de pesquisa. Como potencialidades, o estudo aponta para a crescente demanda de temas oportunos à área e que precisam ser discutidos e aprofundados.
Downloads
References
ANASTASIOU, Leia das Graças Camargo. Profissionalização continuada do docente da educação superior: desafios e possibilidades. Olhar de Professor, 2005. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br. Acesso em: 07 mai. 2014.
APOSTOLOU, Barbara; DORMINEY, Jack W.; HASSELL, John M.; WATSON, Stephanie F. Accounting education literature review (2010-2012). Journal of Accounting Education. jun. 2013.Disponível em: http://www.sciencedirect.com. Acesso em: 30 jun. 2013.
ARAUJO, Adriana Maria Procópio de. A educação contábil e a formação dos docentes do curso superior de ciências contábeis no Brasil. Relatório de Pesquisa Acadêmico apresentado ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), para obtenção do certificado de estágio pós-doutoral. UFSCar, São Carlos, Brasil. 2011.
ATKINSON, Anthony; SHAFFIR, Willian. Standards for field research in management accounting. Journal of Management Accounting Research, 1998. Disponível em: http://www.ssrn.com. Acesso em: 04 mar. 2012.
BOBBIO, Norberto. Estado, governo, sociedade: para uma teoria geral da política. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987.
BOBBIO, Norberto. Os intelectuais e o poder: dúvidas e opções dos homens de cultura na sociedade contemporânea. São Paulo: Editora da UNESP, 1997.
BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.
BONFIM, Marisse Dizaró. Aspectos gerais da produção científica dos programas stricto sensu em contabilidade no Brasil: um estudo baseado nas teses e dissertações. 2013. 233 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - Programa de pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil. 2013.
BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Em busca do conceito de linha de pesquisa. Revista de Administração Contemporânea. Curitiba, abr/jun. 2003. Disponível em: http://www.scielo.org.br. Acesso em: 09 jan. 2014.
BOTELHO, André. O poder ideológico: Bobbio e os intelectuais. Lua Nova, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em: 03 fev. 2014.
CARDOSO, Ricardo Lopes; MENDONÇA NETO, Octávio Ribeiro; RICCIO, Edson Luiz; SAKATA, Marici Cristine Gramacho. Pesquisa científica em contabilidade entre 1990 e 2003. RAE, 2005. Disponível em: http://www.rae.fgv.br. Acesso em: 14 abr. 2014.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. 1651. Tradução MONTEIRO, J.P.; SILVA, M.B.N. Disponível em: http://www.dhnet. org.br/direitos/anthist/marcos/hdh_thomas_hobbes_leviatan.pdf. Acesso em: 18 jun. 2014.
IUDICIBUS, Sérgio de; MARTINS, Eliseu; CARVALHO, Luis Nelson de. Contabilidade: aspectos relevantes da epopéia de sua evolução. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, 2005. Disponível em: http://www.revistas.usp.br. Acesso em: 18 jan. 2014.
LOCKE, John. An essay on human understanding. 1694. Disponível em:http://www2.hn.psu.edu/faculty/jmanis/locke/humanund.pdf. Acesso em: 19 jul. 2014.
MARTINS, Eliseu; IUDICIBUS, Sérgio de. 30 anos de doutorado em contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, jun.2007. Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em: 08 jun. 2012.
MARTINS, Eliseu; LISBOA, Lázaro Plácido. Ensaio sobre cultura e diversidade contábil. Revista Brasileira de Contabilidade, Rio de Janeiro, mar/abr. 2005. Disponível em: http://www.cfc.org.br. Acesso em: 28 jul. 2014.
MASETTO, Marcos T; GAETA, Cecília. Docência com profissionalidade no ensino superior. Brazilian Geographical Journal: Geosciences and humanities research medium, Ituiutaba, jul/dez. 2013. Disponível em: http://www.seer.ufu.br. Acesso em 04 jul. 2014.
MIRANDA, Gilberto José; SANTOS, Luciana de Almeida Araújo; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro. A pesquisa em educação contábil: Produção científica e preferências de doutores no período de 2005 a 2009. Revista de Contabilidade & Finanças, São Paulo, jan/abr. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em 18 ago. 2013.
NÓVOA, Antonio. Universidade e formação docente. Interface – Comunicação, Saúde e Educação, Botucatu, ago. 2000. Disponível em: http://www.scielo.org. Acesso em 18 abr. 2014.
OLIVEIRA, Diego Taveira; SANTANA, Cláudio Moreira; ARAUJO NETO, Luiz Medeiros; ARAÚJO, João Davi Cordeiro. Pesquisa em contabilidade no Brasil: estudo bibliométrico de três periódicos. Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí, dez. 2012. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br. Acesso em 05 maio 2014.
OLIVEIRA, Marcelle Colares. Análise dos periódicos Brasileiros de Contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, maio/ago. 2002. Diponível em: http://www.scielo.org. Acesso em 09 jan. 2014.
PIERRE, Kent St.; WILSON, Richard M. S.; RAVENSCROFT, Susan P.; REBELE, James E.. The role of accounting education research in our discipline – an editorial. Issues in Accounting Education, maio 2009. Disponível em: http://www.aaapubs.org. Acesso em 11 nov. 2013.
RICCIO, Edson Luiz; CARASTAN, Jacira Tudora; SAKATA, Marici Gramacho. Accounting Research in Brazilian Universities: 1962 – 1999. Caderno de estudos, São Paulo, set/dez. 1999. Disponível em: http://www.scielo.br . Acesso em: 13 mar. 2014.
RUSSELL, Bertrand. Power. A new social analysis. London, George Allen and Unwin, 1938. Disponível em: https://archive.org/details/poweranewsociala022256mbp. Acesso em: 18 jul. 2014.
SILVA, Sibele Leandra Penna; FARONI, Walmer. Meta-análise da produção científica sobre ensino e pesquisa em ciências contábeis. Anais. In: VIII Convibra Administração, 2011.
WALTER, Silvana Anita, et al. Uma análise da evolução do campo de ensino e pesquisa em Contabilidade sob a perspectiva de redes. Revista Universo Contábil, Blumenau, out/dez. 2009. Disponível em: http://bu.furb.br. Acesso em: 22 jan. 2013.
ZABALZA, Miguel Angel. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.