BOSQUEJO DUMA SUCINTA HISTÓRIA DA CONTABILIDADE EM PORTUGAL ATÉ A FUNDAÇÃO DA PRIMEIRA ESCOLA DE COMÉRCIO E CONTABILIDADE (1759)
DOI:
https://doi.org/10.4270/ruc.20106Palabras clave:
História da Contabilidade. Ensino da Contabilidade em Portugal. Aula do Comércio de Lisboa. Século XVIII. Manuais Portugueses de Contabilidade.Resumen
O objectivo do artigo consiste em descrever e percorrer alguns dos problemas prévios à fundação, pelo Marquês de Pombal, em 1759, da primitiva Aula de Comércio de Lisboa, primeira instituição de ensino em Portugal a ministrar instrução contabilística e comercial de forma oficial, pública e gratuita. Adicionalmente, o estudo pretende enquadrar histórica, política e socialmente a origem do ensino comercial em Portugal, empreendendo-se para o efeito um périplo pelo Portugal de Setecentos. Com o propósito de possibilitar um célere enquadramento das origens do ensino (público) da Contabilidade em Portugal, nomeadamente visando dar conta da inexistência, antes de 1759, de condições que pudessem aproveitar ao desenvolvimento da Contabilidade nacional, a investigação visa também contribuir para melhorar a compreensão da envolvente contabilística adjacente à pré-história do primeiro instituto difusor do ensino da nossa especialidade, a Aula do Comércio.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-12-06
Cómo citar
Gonçalves, M. Ângelo C. (2010). BOSQUEJO DUMA SUCINTA HISTÓRIA DA CONTABILIDADE EM PORTUGAL ATÉ A FUNDAÇÃO DA PRIMEIRA ESCOLA DE COMÉRCIO E CONTABILIDADE (1759). Revista Universo Contábil, 6(4), 89–103. https://doi.org/10.4270/ruc.20106
Número
Sección
Sección Internacional
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista son del autor, y los derechos de primera publicación son de la revista. Por aparecer en esta revista de acceso público los artículos son de uso gratuito, con atribuciones específicas, en aplicaciones educativas y no comerciales. La revista permitirá el uso de trabajos publicados con fines no comerciales, incluso el derecho a enviar el trabajo a bases de datos de acceso público.