UM ESTUDO APLICADO SOBRE O IMPACTO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE PESQUISA DOS DOUTORES EM CONTABILIDADE NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.4270/ruc.20062Palabras clave:
Interdisciplinaridade, Processo de pesquisa, Doutores em Contabilidade.Resumen
O objetivo do estudo consistiu em avaliar se doutores em Contabilidade no Brasil, que apresentam um currículo interdisciplinar, ou seja, que possuem formação não somente em Contabilidade, mas também em outras áreas de conhecimento (Economia, Administração, Sociologia etc.), vivenciam com mais intensidade o processo de pesquisa que os doutores formados somente em Contabilidade (graduação, mestrado e doutorado). Os dados da pesquisa, referentes à produção científica dos doutores, foram extraídos dos Currículos Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com base na análise dos dados, utilizando-se testes estatísticos como o Wilcoxon, concluiu-se que o aspecto interdisciplinar não proporcionou vantagens ou superioridade na produção científica das amostras analisadas. No entanto, verificou-se que a amostra com perfil interdisciplinar é mais consistente e atuante no processo de pesquisa (produção científica) ao longo do tempo, isto valida a questão de que “as inquietações”, que geram os problemas de pesquisa, também são constantes. Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Processo de pesquisa. Doutores em Contabilidade.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
Rodrigues Fragoso, A., Ribeiro Filho, J. F., & Libonati, J. J. (2007). UM ESTUDO APLICADO SOBRE O IMPACTO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE PESQUISA DOS DOUTORES EM CONTABILIDADE NO BRASIL. Revista Universo Contábil, 2(1), 103–112. https://doi.org/10.4270/ruc.20062
Número
Sección
Divulgação de Trabalho
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista son del autor, y los derechos de primera publicación son de la revista. Por aparecer en esta revista de acceso público los artículos son de uso gratuito, con atribuciones específicas, en aplicaciones educativas y no comerciales. La revista permitirá el uso de trabajos publicados con fines no comerciales, incluso el derecho a enviar el trabajo a bases de datos de acceso público.