INTERFACE DOS ELEMENTOS DA ATRIBUIÇÃO E DAS ESTRATÉGIAS DE LEGITIMIDADE DAS NARRATIVAS CONTÁBEIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.2021101

Palavras-chave:

Atribuição, Narrativas contábeis., Legitimidade, Narrativas contábeis

Resumo

O estudo analisa a interface dos elementos da atribuição e das estratégias textuais semântico-funcionais de legitimidade adotadas pelo(s) preparador(es) das narrativas contábeis diante da ocorrência de um evento adverso na organização. Analisaram-se narrativas da Samarco Mineração S.A. de períodos antes e após o rompimento da barragem de rejeitos Fundão, contidas em mensagens da presidência, relatórios da administração, relatório dos auditores, notas explicativas dos relatórios anuais e boletins de imprensa do website da empresa, por meio das técnicas de análise de conteúdo e análise de correspondência múltipla entre as narrativas categorizadas como elementos da atribuição (locus de atribuição, controlabilidade, estabilidade causal, valência de efeitos, locus de atribuição de relações afetivas e intencionalidade) e estratégias textuais semântico-funcionais de legitimidade (autorização, normalização, racionalização, moralização e narrativas). Os resultados mostram que antes do evento houve atribuições a fatores externos e manifestações afetivas de orgulho que remetiam à autorização e normalização. Efeitos positivos foram focados em narrativas de eficiência das atividades, com estabilidade causal voltada à racionalização. A prioridade da empresa era o incremento da produção e aumento dos lucros e dividendos. Após o evento, as atribuições internas remetem à autorização e normalização. Atribuições de controlabilidade, estabilidade causal, valência de efeitos positivos, relações de orgulho e intencionalidade focam o uso da moralização e o não uso da racionalização. As evidências apontam que os elementos de atribuição e as estratégias semântico-funcionais de legitimação estão imbricados conforme o contexto situacional da empresa para com os seus stakeholders.

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Publicado

2022-02-23

Edição

Seção

Seção Nacional