PARA ALÉM DAS COMPETÊNCIAS TÉCNICAS: RESULTADOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS ÀS NORMAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO SOB A ÓTICA DOS ACADÊMICOS DE CONTABILIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.2020428

Palavras-chave:

Normas Internacionais de Educação, Contabilidade., Resultados de Aprendizagem, Competências Profissionais, Ensino, Contabilidade

Resumo

Este estudo teve o objetivo de investigar em que nível os resultados de aprendizagem preconizados nas Normas Internacionais de Educação (NIE) sobre: – Competências Técnicas (NIE2), – Habilidades Profissionais (NIE3) e– Valores, ética e atitudes profissionais (NIE4) são proporcionados pelas Instituições de Ensino Superior (IES), segundo a percepção dos alunos concluintes do curso de Ciências Contábeis. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado, elaborado com base nos resultados de aprendizagem propostos nas NIE 2, 3 e 4. A amostra pesquisada foi de 170 alunos de IES do Estado do Paraná. Os dados foram submetidos à análise fatorial confirmatória e cálculo das médias com intervalos de confiança ao nível de 95%. Os achados da pesquisa revelam que a aprendizagem sobre Valores, ética e atitudes (NIE 4) são percebidas com mais ênfase em relação às Competências Técnicas (NIE 2) e Habilidades Profissionais (NIE 3), demonstrando que as aprendizagens proporcionadas pelas IES estudadas vão além dos conhecimentos técnicos e que fornecem ampla formação aos seus alunos, pautada em todas as esferas da competência profissional. Os resultados obtidos neste estudo constituem um fragmento na construção do conhecimento na área de ensino em contabilidade, especificamente em relação às Normas Internacionais de Educação. Sua principal contribuição foi de fornecer um panorama às instituições de ensino e aos alunos, dos resultados de aprendizagem que tem sido mais enfatizado na graduação, sob os pressupostos das Normas Internacionais de Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABAYADEERA, Nadana; WATTY, Kim. The expectation-performance gap in generic skills in accounting graduates: Evidence from Sri Lanka. Asian Review of Accounting, v. 22, n. 1, p. 56-72, 2014.

ABAYADEERA, Nadana; WATTY, Kim. Generic skills in accounting education in a developing country: exploratory evidence from Sri Lanka. Asian Review of Accounting, v. 24, n. 2, p. 149-170, 2016.

BRANDÃO, Hugo Pena. Aprendizagem, contexto, competência e desempenho: um estudo multinível. Tese de Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2009.

BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 23 jul. 2016.

BRASIL. Lei n. 11.638 de 28 de dezembro de 2007. Altera e revoga dispositivos da Lei no 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e da Lei no 6.385, de 7 de dezembro de 1976, e estende às sociedades de grande porte disposições relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11638.htm. Acesso em: 12 Jun. 2016.

BRASIL. Lei n. 11.941 de 27 de maio de 2009. Altera a legislação tributária federal relativa ao parcelamento ordinário de débitos tributários; concede remissão nos casos em que especifica; institui regime tributário de transição. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11941.htm. Acesso em: 12 Jun. 2016.

BROWN, Timothy A. Confirmatory factor analysis for applied research. New York: Guilford Publications, 2006.

BUI, Binh; PORTER, Brenda. The expectation-performance gap in accounting education: An exploratory study. Accounting Education: an international journal, v. 19, n. 1-2, p. 23-50, 2010.

CARMONA, Salvador; TROMBETTA, Marco. The IASB and FASB convergence process and the need for ‘concept-based’accounting teaching. Advances in Accounting, v. 26, n. 1, p. 1-5, 2010.

CARVALHO, L. Nelson; SALOTTI, Bruno M. Adoption of IFRS in Brazil and the consequences to accounting education. Issues in Accounting Education, v. 28, n. 2, p. 235-242, 2013.

CASSEPP-BORGES, V.; BALBINOTTI, M. A. A.; TEODORO, M. L. M. In Pasquali, L. (Cols.). Instrumentação Psicológica: fundamentos e práticas. (pp. 507-520). Porto Alegre: Artmed, 2010.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CES n. 10 de 16 de dezembro de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces10_04.pdf. Acesso em: 6 abr.2016.

CUMMINS, Robert A.; GULLONE, Eleonora. Why we should not use 5-point Likert scales: The case for subjective quality of life measurement. In: Proceedings, second international conference on quality of life in cities. 2000. p. 74-93.

DANCEY, Christine P.; REIDY, John. Estatística sem matemática para psicologia. 5.ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

DAMÁSIO, Bruno Figueiredo. Uso da análise fatorial exploratória em psicologia. Avaliação psicológica, v. 11, n. 2, p. 213-228, 2012.

DE LANGE, Paul; JACKLING, Beverley; GUT, Anneâ€Marie. Accounting graduates’ perceptions of skills emphasis in undergraduate courses: an investigation from two Victorian universities. Accounting & Finance, v. 46, n. 3, p. 365-386, 2006.

DURAND, Thomas. L'alchimie de la compétence. Revue française de gestion, v. 1, p. 261-292, 2006.

DUTRA, Joel Souza. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2004.

DUTRA, Joel Souza; HIPÓLITO, José Antonio Monteiro; SILVA, Cassiano Machado. Gestão de pessoas por competências: o caso de uma empresa do setor de telecomunicações. Revista de Administração Contemporânea, v. 4, n. 1, p. 161-176, 2000.

ERNST & YOUNG TERCO; FIPECAFI. IFRS: 1º ano análises sobre a adoção inicial do IFRS no Brasil. 2011. Disponível em: http://mrm.comunique-se.com.br/arq/121/arq_121_219638.pdf. Acesso em: 14 Ago. 2016.

FERREIRA, Taciana Borges; LAGIOIA, Umbelina Cravo Teixeira; CARVALHO, Esdras dos Santos; NASCIMENTO, Suênia Graziella Oliveira de Almeida Santos do. Processo de convergência contábil: perspectivas e desafios enfrentados pelos profissionais de contabilidade no Estado de Pernambuco. Registro Contábil, v. 4, n. 1, p. 108-126, 2013.

FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. Revista de administração contemporânea, v. 5, n. SPE, p. 183-196, 2001.

FREITAS, André Luís Policani; RODRIGUES, Sidilene Gonçalves. A avaliação da confiabilidade de questionários: uma análise utilizando o coeficiente alfa de Cronbach. XII SIMPEP, p. 1-15, 2005.

HAIR Jr., Joseph. F.; BLACK, Willian. C.; BABIN, Barry. J.; ANDERSON, Rolph. E.; Tatham, Ronald. L. Análise multivariada de dados. 6.ed.Porto Alegre: Bookman, 2009.

HODGE, David R.; GILLESPIE, David F. Phrase completion scales: a better measurement approach than Likert scales?. Journal of Social Service Research, v. 33, n. 4, p. 1-12, 2007.

HOWIESON, Bryan. Accounting practice in the new millennium: is accounting education ready to meet the challenge?. The British Accounting Review, v. 35, n. 2, p. 69-103, 2003.

INTERNATIONAL FEDERATION OF ACCOUNTANTS. Statements of Membership Obligations (SMOs). 1-7Revised, 2012. Disponível em: https://www.ifac.org/publications-resources/statements-membership-obligations-smos-1-7-revised. Acesso em: 10 Mar. 2016.

INTERNATIONAL FEDERATION OF ACCOUNTANTS. Handbook of international education pronouncements. 2017. Disponível em: https://www.ifac.org/publications-resources/2017-handbook-international-education-pronouncements. Acesso em: 15 Mar. 2017.

IUDÍCIBUS, Sérgio; LISBOA, Lázaro Plácido. Contabilidade: entre umas e outras. RIC-Revista de Informação Contábil, v. 1, n. 1, 2007.

JACKLING, Beverley; HOWIESON, Bryan; NATOLI, Riccardo. Some implications of IFRS adoption for accounting education. Australian Accounting Review, v. 22, n. 4, p. 331-340, 2012.

KAVANAGH, Marie H.; DRENNAN, Lyndal. What skills and attributes does an accounting graduate need? Evidence from student perceptions and employer expectations. Accounting & Finance, v. 48, n. 2, p. 279-300, 2008.

LE BOTERF, Guy. Desenvolvendo a competência dos profissionais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

LEMES, Danielle Ferreira; MIRANDA, Gilberto. Habilidades Profissionais do Contador Preconizadas pela IFAC: um estudo com profissionais da região do Triângulo Mineiro. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 7, n. 2, p. 293-316, 2014.

LIMA, Raquel Luz de; COSTA, Abimael de Jesus Barros; SANTANA, Cláudio Moreira. Educação contábil em tempos de IFRS:: Estudo de Caso entre uma universidade Brasileira e outra Alemã. Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI, v. 2, n.1, p. 61-76, 2016.

MAJZOUB, Salam; AGA, Mehmet. Characterizing the gap between accounting education and practice: evidence from Lebanon. International Journal of Business and Management, v. 10, n. 12, p. 127, 2015.

MALHOTRA, Naresh. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 6.ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. .

MANDILAS, Athanasios; KOURTIDIS, Dimitrios; PETASAKIS, Yiannis. Accounting curriculum and market needs. Education+ Training, v. 56, n. 8/9, p. 776-794, 2014.

MOHAMED, Ehab K. A.; LASHINE, Sherif H. Accounting knowledge and skills and the challenges of a global business environment. Managerial Finance, v. 29, n. 7, p. 3-16, 2003.

MORRETTIN, Pedro Alberto; BUSSAB, Wilton Oliveira. Estatística básica. 8.ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

NEEDLES Jr, Belverd. E.; CASCINI, Karen; KRYLOVA, Tatiana; MOUSTAFA, Mohamed. Strategy for Implementation of IFAC International Education Guideline No. 9: ‘Prequalification education, tests of professional competence and practical experience of professional accountants’: A Task Force Report of the International Association for Accounting Education and Research (IAAER). Journal of International Financial Management & Accounting, v. 12, n. 3, p. 317-353, 2001..

NOVIN, Adel M.; PEARSON, Michael A.; SENGE, Stephen V. Improving the curriculum for aspiring management accountants: The practitioner's point of view. Journal of Accounting Education, v. 8, n. 2, p. 207-224, 1990.

PAN, Peipei; PERERA, Hector. Market relevance of university accounting programs: Evidence from Australia. In: Accounting Forum. Elsevier, v. 36, n. 2, p. 91-108, 2012.

Pasquali, Luiz. Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

__________. Escalas Psicométricas. In Pasquali, L. (Cols.). Instrumentação Psicológica: fundamentos e práticas. (pp.116-135). Porto Alegre: Artmed, 2003.

PEREIRA, Ednei Morais; NIYAMA, Jorge Katsumi; FREIRE, Fátima de Souza. Convergência das normas internacionais de Contabilidade: uma análise a luz das teorias da educação de Paulo Freire e Libaneo nas instituições de ensino do Distrito Federal. In: 12º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2012. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/418/1/Converg%C3%AAncia%20das%20normas%20internacionais%20de%20contabilidade%20uma%20an%C3%A1lise%20a%20luz%20das%20teorias%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Paulo%20Freire%20e%20Lib%C3%A2neo%20nas%20institui%C3%A7%C3%B5es%20de%20ensino%20do%20Distrito%20Federal.pdf. Acesso em: 14 mar. 2016.

PERRENOUD, Philippe. Desenvolver competências ou ensinar saberes? A escola que prepara para a vida. (Livro Digital). Porto Alegre: Penso, 2013.

PIRES, Charline Barbosa; OTT, Ernani; DAMACENA, Claudio. “Guarda-Livros” ou “Parceiros de Negócios”? Uma Análise do Perfil Profissional Requerido pelo Mercado de Trabalho para Contadores na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). Contabilidade Vista & Revista, v. 20, n. 3, p. 157-187, 2009.

SANTOS, Daniel Ferreira; SOBRAL, Fernanda Souza; CORREA, Michel Dias; ANTONOVZ, Tatiane; SANTOS, Ronaldo Ferreira. Perfil do profissional contábil: estudo comparativo entre as exigências do mercado de trabalho e a formação oferecida pelas instituições de ensino superior de Curitiba. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 8, n. 16, p. 137-152, 2011.

SCALON, Gérard. Avaliação de aprendizagem numa abordagem por competências. Curitiba: PUCPRess, 2015.

SILVA, Sidnei Celerino da. Desafios dos programas de graduação em Ciências Contábeis face às mudanças emergentes na pós-modernidade. Tese de Doutorado em Controladoria e Contabilidade. Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2014.

SUNDER, Shyam. Adverse effects of uniform written reporting standards on accounting practice, education, and research. Journal of accounting and public policy, v. 29, n. 2, p. 99-114, 2010.

TAMER, Carla; VIANA, Clilson; SOARES, Luiz Augusto; LIMA, Mariomar. Perfil do Profissional Contábil demandado pelo mercado de trabalho: um estudo no norte do Brasil. Revista Universo Contábil, v. 9, n. 3, p. 143-162, 2013.

TEMPONE, Irene; KAVANAGH, Marie; SEGAL, Naomi; HANCOCK, Phil; HOWIESON, Bryan; KENT, Jenny. Desirable generic attributes for accounting graduates into the twenty-first century: The views of employers. Accounting Research Journal, v. 25, n.1, p. 41-55, 2012.

TRIOLA, Mario F. Introdução à Estatística.11. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. (Livro Digital). Porto Alegre: Penso, 2014.

Publicado

2022-02-23

Edição

Seção

Seção Nacional