CONTRIBUIÇÃO AO ENTENDIMENTO DA FORMAÇÃO DA LINHA DE PESQUISA NA ÁREA DE ENSINO CONTÁBIL NO BRASIL

Autores

  • Elisabeth de Oliveira Vendramin Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEARP
  • Adriana Maria Procópio de Araujo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEARP

Palavras-chave:

Linha de pesquisa, Ensino contábil, Ensino superior.

Resumo

O objetivo do estudo foi realizar uma descrição do cenário da linha de pesquisa em Ensino Contábil no Brasil, no intuito de identificar características da referida área de pesquisa. A metodologia do estudo quanto aos objetivos foi de caráter descritivo e com relação aos procedimentos, se deu por meio de levantamento dos dados disponíveis nos programas de pós-graduação em contabilidade no Brasil, no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e nos currículos lattes dos pesquisados. O estudo teve como foco a análise da estratégia de pesquisa dos doutores titulados pelo programa de Controladoria e Contabilidade da FEA-USP que defenderam suas teses em Ensino Contábil desde o início do programa até maio de 2014 e dos orientadores em Ensino Contábil dos programas de pós-graduação stricto sensu em contabilidade do Brasil. Como principais contribuições, foi constatado que a linha de Ensino Contábil no Brasil ainda é incipiente se comparada com as demais linhas já consolidadas, fato que se evidencia na baixa quantidade de doutores em contabilidade que defenderam suas teses nessa linha e que mantiveram sua trajetória atuante podendo ser explicado pelo poder ideológico dos pesquisadores. Dos dez pesquisados, um segue a trajetória no Ensino Contábil. Outro indício da incipiência da linha pesquisa é encontrado na trajetória de pesquisa dos orientadores em Ensino Contábil, todos intercalam publicação e orientação em Ensino Contábil com publicação e orientação em outras linhas de pesquisa. Como potencialidades, o estudo aponta para a crescente demanda de temas oportunos à área e que precisam ser discutidos e aprofundados.

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Publicado

2016-04-03

Como Citar

Vendramin, E. de O., & Araujo, A. M. P. de. (2016). CONTRIBUIÇÃO AO ENTENDIMENTO DA FORMAÇÃO DA LINHA DE PESQUISA NA ÁREA DE ENSINO CONTÁBIL NO BRASIL. Revista Universo Contábil, 12(1), 66–86. Recuperado de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4655

Edição

Seção

Seção Nacional