A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE AS RESPONSABILIDADES DE UM CONTADOR

Autores

  • Igor Vieira Nunes Universidade Federal de Uberlândia
  • Taís Duarte Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Gilberto José Miranda Universidade Federal de Uberlândia/ Faculdade de Ciências Contábeis
  • Edvalda Araujo Leal Universidade Federal de Uberlandia

Palavras-chave:

Vestibulando, Habilidades, Áreas atuação do contador.

Resumo

A escolha da profissão é, sem dúvida, uma das decisões mais importantes na vida de uma pessoa. Possuir informações adequadas, livres de estereótipos e vieses é igualmente importante, tanto para o futuro profissional, quanto para a sociedade em geral que irá usufruir dos serviços por ele prestados. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar as habilidades e conhecimentos que os alunos de ensino médio julgam necessários para a atuação do contador, bem como comparar se tais habilidades e conhecimentos são convergentes para aqueles preconizados pela IFAC (International Federation of Accountants), que visa a alcançar a melhoria na profissão e aperfeiçoamento dos profissionais na área contábil. A pesquisa foi realizada com os alunos de ensino médio, no ano de 2013. A população composta por 12 escolas públicas, localizadas na cidade de Uberlândia-MG, obtendo-se um total de 841 respondentes. Os resultados evidenciaram que a percepção dos alunos do ensino médio converge para muitas habilidades descritas pela IFAC, com maior concordância para as habilidades técnicas e funcionais. Os achados deste estudo indicam que os alunos não conhecem a amplitude da área de atuação dos profissionais da contabilidade, o que poderá afetar a escolha profissional dos mesmos. Conclui-se que existe um estereótipo em relação ao profissional contábil, tendo em vista que os alunos entendem que o contador atua principalmente com conteúdos da área de exatas, o que pode intimidar aqueles que não gostam de tal área. Assim, o estudo contribui por promover a reflexão e disseminação sobre as habilidades e conhecimentos preconizados pelos órgãos ligados à educação contábil, envolvendo a percepção de alunos de ensino médio, futuros profissionais, quanto à atuação do profissional contábil.

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Biografia do Autor

Igor Vieira Nunes, Universidade Federal de Uberlândia

Estudante do curso de Ciências Contábeis/ Universidade Federal de Uberlândia

Taís Duarte Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Estudante do curso de Ciências Contábeis Universidade Federal de Uberlândia

Gilberto José Miranda, Universidade Federal de Uberlândia/ Faculdade de Ciências Contábeis

Doutor em Contabilidade e Controladoria FEA/USP, docente da Faculdade de Ciências Contábeis/ Universidade Federal de Uberlândia

Edvalda Araujo Leal, Universidade Federal de Uberlandia

Doutora em Administração/ FGV-SP, Professora do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.

 

Referências

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Publicado

2014-12-30

Como Citar

Nunes, I. V., Silva, T. D., Miranda, G. J., & Leal, E. A. (2014). A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE AS RESPONSABILIDADES DE UM CONTADOR. Revista Universo Contábil, 10(4), 144–161. Recuperado de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4213

Edição

Seção

Seção Nacional