MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DE PROGRAMAS DE MESTRADO PROFISSIONAL NA ÁREA DE NEGÓCIOS PARA A CONTINUAÇÃO DOS ESTUDOS
DOI:
https://doi.org/10.4270/ruc.2021316Palavras-chave:
Motivação, Negócios., Teoria da Autodeterminação, Stricto Sensu, NegóciosResumo
O estudo, descritivo e quantitativo, tem como objetivo investigar o nível motivacional de alunos de programas de mestrado profissional na área de Negócios, de Instituições de Ensino Superior brasileiras, para ingressar no doutorado. Para tanto, realizou-se uma survey online na qual a motivação de 140 alunos para dar continuidade aos seus estudos foi avaliada por meio da Escala de Motivação Acadêmica, fundamentada à luz da Teoria da Autodeterminação. Os resultados indicam que os alunos estão motivados intrinsicamente para ingressar no doutorado, apresentando um Índice de Autodeterminação da Motivação alto. Além disso, foi constatado que o nível motivacional dos alunos não apresenta diferenças estatísticas em relação ao curso e a fase do mestrado que está sendo cursada. O estudo contribui para a ampliação da discussão da motivação dos alunos de programas de mestrado profissional. Demonstrando que apesar de possuírem um perfil mais voltado para o mercado de trabalho, sua motivação para ingressar no doutorado está ligada ao prazer e satisfação que resultam da oportunidade de aprender coisas novas e da ampliação dos conhecimentos sobre assuntos de interesse do aluno. Pelo fato de a motivação ser um estímulo relevante no processo de ensino-aprendizagem, a principal implicação do estudo é evidenciar a necessidade de elaboração de ações para fomentar a motivação dos alunos antes de seu ingresso no doutorado, como realização de workshops com os possíveis candidatos, análise do perfil motivacional no processo seletivo, e trabalhar estímulos intrínsecos nos alunos matriculados no programa na condição de aluno especial.
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