RESPOSTAS ESTRATÉGICAS DE PROGRAMAS E PROFESSORES PARANAENSES DE MESTRADO/DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO À AVALIAÇÃO DA CAPES: CONFIGURANDO PROPOSIÇÕES INSTITUCIONAIS A PARTIR DE REDES DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n2p77-92Palavras-chave:
respostas estratégicas, co-autoria, redes sociais, institucionalização, CAPES.Resumo
O principal objetivo deste artigo é apresentar proposições acerca da relação entre respostas estratégicas de Programas de Pós-Graduação stricto sensu do Estado do Paraná às pressões institucionais relativas à avaliação realizada pela CAPES e a imersão em rede de cooperação acadêmica por parte dos professores daqueles programas. Conjugando elementos conceituais da nova teoria institucional e de análise de rede sociais, elaboramos treze proposições para estudo das respostas estratégicas dos pesquisadores e dos programas paranaenses ao processo de avaliação da CAPES nos últimos 2 triênios (2001-2003 e 2004-2006). A análise da rede de cooperação acadêmica foi feita utilizando-se algoritmos e rotinas disponíveis no software UCINET 6. Os dados, secundários, vieram dos currículos disponibilizados pelo CNPq, na Base Lattes, e foram capturados em meados do mês de maio de 2007. As proposições derivadas deste estudo preliminar permitirão, em momento posterior, avançar no estudo empírico da relação entre respostas estratégicas e características estruturais e relacionais de redes de co-autoria e, mais amplamente, a relação entre organizações e seus ambientes sob uma perspectiva recursiva de análise institucional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2008-10-28
Como Citar
Crubellate, J. M., Rossoni, L., Mello, C. M., & Valenzuela, J. B. (2008). RESPOSTAS ESTRATÉGICAS DE PROGRAMAS E PROFESSORES PARANAENSES DE MESTRADO/DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO À AVALIAÇÃO DA CAPES: CONFIGURANDO PROPOSIÇÕES INSTITUCIONAIS A PARTIR DE REDES DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA. Revista De Negócios, 13(2), 77–92. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n2p77-92
Edição
Seção
Artigos
Licença
Click here for the copyright statement.