RESPOSTAS ESTRATÉGICAS DE PROGRAMAS E PROFESSORES PARANAENSES DE MESTRADO/DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO À AVALIAÇÃO DA CAPES: CONFIGURANDO PROPOSIÇÕES INSTITUCIONAIS A PARTIR DE REDES DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA

Autores/as

  • João Marcelo Crubellate Universidade Federal do Paraná
  • Luciano Rossoni Universidade Positivo
  • Cristiane Marques Mello Universidade Estadual de Maringá
  • Juanita Bruneau Valenzuela Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n2p77-92

Palabras clave:

respostas estratégicas, co-autoria, redes sociais, institucionalização, CAPES.

Resumen

O principal objetivo deste artigo é apresentar proposições acerca da relação entre respostas estratégicas de Programas de Pós-Graduação stricto sensu do Estado do Paraná às pressões institucionais relativas à avaliação realizada pela CAPES e a imersão em rede de cooperação acadêmica por parte dos professores daqueles programas. Conjugando elementos conceituais da nova teoria institucional e de análise de rede sociais, elaboramos treze proposições para estudo das respostas estratégicas dos pesquisadores e dos programas paranaenses ao processo de avaliação da CAPES nos últimos 2 triênios (2001-2003 e 2004-2006). A análise da rede de cooperação acadêmica foi feita utilizando-se algoritmos e rotinas disponíveis no software UCINET 6. Os dados, secundários, vieram dos currículos disponibilizados pelo CNPq, na Base Lattes, e foram capturados em meados do mês de maio de 2007. As proposições derivadas deste estudo preliminar permitirão, em momento posterior, avançar no estudo empírico da relação entre respostas estratégicas e características estruturais e relacionais de redes de co-autoria e, mais amplamente, a relação entre organizações e seus ambientes sob uma perspectiva recursiva de análise institucional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Marcelo Crubellate, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Administração Geral e Aplicada - UFPR.

Luciano Rossoni, Universidade Positivo

Doutorando na UFPR. Professor na Universidade Positivo.

Cristiane Marques Mello, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Administração pelo PPA-UEM. Professora de ensino superior.

Juanita Bruneau Valenzuela, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Administração pelo PPA-UEM. Professora de ensino fundamental e médio.

Publicado

2008-10-28

Cómo citar

Crubellate, J. M., Rossoni, L., Mello, C. M., & Valenzuela, J. B. (2008). RESPOSTAS ESTRATÉGICAS DE PROGRAMAS E PROFESSORES PARANAENSES DE MESTRADO/DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO À AVALIAÇÃO DA CAPES: CONFIGURANDO PROPOSIÇÕES INSTITUCIONAIS A PARTIR DE REDES DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA. Revista De Negócios, 13(2), 77–92. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n2p77-92