ANÁLISE DO GRAU DE CONCENTRAÇÃO DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA BRASILEIRA E SUA RELAÇÃO COM A PARTICIPAÇÃO NO MERCADO

Autores

  • Wesley Vieira da Silva PUCPR
  • Jansen Maia Del Corso
  • Meire Maria Andrade Cavalari
  • Rosana Harder Onofre

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n1p93-107

Palavras-chave:

Medidas Concentração, indústria automobilística brasileira, participação mercado.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo fazer uma análise da evolução do segmento automobilístico no Brasil, considerando seu grau de concentração industrial e parcela de mercado, no período compreendido entre 1995 e 2005. Utilizaram-se como método de análise, algumas medidas de concentração industrial, a saber: Razão de Concentração, Índice de Hirschman-Herfindahl e o Índice de Rosenbluth,visando traçar um panorama acerca da influência de fatos relevantes para as possíveis mudanças ocorridas na economia brasileira no período considerado. Os resultados auferidos a partir dos dados coletados evidenciam que houve uma elevada razão de concentração no início do período da análise a qual vai diminuindo à medida que novas empresas são implantadas no setor e, gradativamente, vão aumentando seu volume de produção e, conseqüentemente, sua participação no mercado

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2008-12-05

Como Citar

da Silva, W. V., Del Corso, J. M., Cavalari, M. M. A., & Onofre, R. H. (2008). ANÁLISE DO GRAU DE CONCENTRAÇÃO DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA BRASILEIRA E SUA RELAÇÃO COM A PARTICIPAÇÃO NO MERCADO. Revista De Negócios, 13(1), 93–107. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n1p93-107

Edição

Seção

Artigos