ANÁLISE DO GRAU DE CONCENTRAÇÃO DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA BRASILEIRA E SUA RELAÇÃO COM A PARTICIPAÇÃO NO MERCADO

Autores/as

  • Wesley Vieira da Silva PUCPR
  • Jansen Maia Del Corso
  • Meire Maria Andrade Cavalari
  • Rosana Harder Onofre

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n1p93-107

Palabras clave:

Medidas Concentração, indústria automobilística brasileira, participação mercado.

Resumen

O presente estudo tem por objetivo fazer uma análise da evolução do segmento automobilístico no Brasil, considerando seu grau de concentração industrial e parcela de mercado, no período compreendido entre 1995 e 2005. Utilizaram-se como método de análise, algumas medidas de concentração industrial, a saber: Razão de Concentração, Índice de Hirschman-Herfindahl e o Índice de Rosenbluth,visando traçar um panorama acerca da influência de fatos relevantes para as possíveis mudanças ocorridas na economia brasileira no período considerado. Os resultados auferidos a partir dos dados coletados evidenciam que houve uma elevada razão de concentração no início do período da análise a qual vai diminuindo à medida que novas empresas são implantadas no setor e, gradativamente, vão aumentando seu volume de produção e, conseqüentemente, sua participação no mercado

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2008-12-05

Cómo citar

da Silva, W. V., Del Corso, J. M., Cavalari, M. M. A., & Onofre, R. H. (2008). ANÁLISE DO GRAU DE CONCENTRAÇÃO DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA BRASILEIRA E SUA RELAÇÃO COM A PARTICIPAÇÃO NO MERCADO. Revista De Negócios, 13(1), 93–107. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n1p93-107

Número

Sección

Artigos