Simbolismo e Construção da Identidade por meio do Consumo de Cerveja Artesanal
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2018v23n3p19-35Palavras-chave:
Simbolismo, Identidade, Cerveja Artesanal.Resumo
O mercado de cervejas artesanais tem crescido, no Brasil, mesmo em meio a instabilidades econômicas e políticas. Assim, esta pesquisa buscou identificar aspectos simbólicos atribuídos à cerveja artesanal e como estes contribuem na expressão identitária de seus consumidores. O estudo tem caráter qualitativo e utilizou-se, para a coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com apreciadores de cerveja artesanal nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Identificaram-se, nas respostas, aspectos simbólicos quanto ao consumo da bebida relacionados a bem-estar, integração social, novas experiências e requinte. Quanto aos aspectos identitários, os consumidores se veem como pessoas exigentes, sofisticadas, curiosas, que possuem vínculos sociais e de adequado poder aquisitivo para o consumo do referido produto. Dessa forma, ao considerar que a cerveja artesanal possui significados, por meio de seu consumo, o indivíduo expressa as suas caraterísticas, ou seja, os bens tornaram-se símbolos identitários, ao tornarem visível a identidade da pessoa. Sob o ponto de vista teórico, este trabalho é relevante, pois o estudo é pioneiro na identificação de relações entre aspectos simbólicos e identitários do consumo de cervejas artesanais. Em termos gerenciais, ao se analisar os significados e emoções atribuídos pelos consumidores às cervejas artesanais, ao ato de consumi-las e a si mesmos como apreciadores e consumidores da bebida, foi possível identificar temáticas a serem abordadas em campanhas de marketing por empresas do ramo. Outros estudos comparando consumidores de diferentes países podem identificar diferentes relações simbólico-identitárias e relacioná-las com dimensões culturais mais amplas.Downloads
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Publicado
2019-02-08
Como Citar
Ferreira, A. C., Pereira, M. M. O., Rezende, D. C. de, & Vieira, A. S. (2019). Simbolismo e Construção da Identidade por meio do Consumo de Cerveja Artesanal. Revista De Negócios, 23(3), 19–35. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2018v23n3p19-35
Edição
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