Simbolismo e Construção da Identidade por meio do Consumo de Cerveja Artesanal

Authors

  • Ana Cristina Ferreira Universidade Federal de Lavras
  • Michele Morais Oliveira Pereira Universidade Federal de Lavras
  • Daniel Carvalho de Rezende Universidade Federal de Lavras
  • Alessandro Santos Vieira Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2018v23n3p19-35

Keywords:

Simbolismo, Identidade, Cerveja Artesanal.

Abstract

O mercado de cervejas artesanais tem crescido, no Brasil, mesmo em meio a instabilidades econômicas e políticas. Assim, esta pesquisa buscou identificar aspectos simbólicos atribuídos à cerveja artesanal e como estes contribuem na expressão identitária de seus consumidores. O estudo tem caráter qualitativo e utilizou-se, para a coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com apreciadores de cerveja artesanal nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Identificaram-se, nas respostas, aspectos simbólicos quanto ao consumo da bebida relacionados a bem-estar, integração social, novas experiências e requinte. Quanto aos aspectos identitários, os consumidores se veem como pessoas exigentes, sofisticadas, curiosas, que possuem vínculos sociais e de adequado poder aquisitivo para o consumo do referido produto. Dessa forma, ao considerar que a cerveja artesanal possui significados, por meio de seu consumo, o indivíduo expressa as suas caraterísticas, ou seja, os bens tornaram-se símbolos identitários, ao tornarem visível a identidade da pessoa. Sob o ponto de vista teórico, este trabalho é relevante, pois o estudo é pioneiro na identificação de relações entre aspectos simbólicos e identitários do consumo de cervejas artesanais. Em termos gerenciais, ao se analisar os significados e emoções atribuídos pelos consumidores às cervejas artesanais, ao ato de consumi-las e a si mesmos como apreciadores e consumidores da bebida, foi possível identificar temáticas a serem abordadas em campanhas de marketing por empresas do ramo. Outros estudos comparando consumidores de diferentes países podem identificar diferentes relações simbólico-identitárias e relacioná-las com dimensões culturais mais amplas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Cristina Ferreira, Universidade Federal de Lavras

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA), na linha de Gestão Estratégica, Marketing e Inovação, e membro do Grupo de estudos em Marketing e Comportamento do Consumidor (GECOM). É mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2016), na linha de pesquisa Organização e Mudança, onde estudou uma abordagem da Integração Interfuncional entre Marketing, Logística e Produção. É graduada em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba (UFV-CRP) (2013). Atuou como professora substituta da Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba (UFV-CRP), no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (2016-2017), onde lecionou as disciplinas de Marketing, Logística e Teorias da Administração.

Michele Morais Oliveira Pereira, Universidade Federal de Lavras

Professora do curso de Administração na Universidade Federal de Viçosa,­ Campus Rio Paranaíba. Atualmente, doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Tem experiência profissional como docente no ensino superior e como pesquisadora. Ministra as disciplinas Organização, sistemas e métodos, Sistemas de informação e processo decisório e Gestão de Operações Sustentáveis.Atua em pesquisas na área de Administração com enfoque nas temáticas: administração de TI, gestão de processos organizacionais, gestão ambiental e eco inovação.

Daniel Carvalho de Rezende, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2000), doutorado em Desenvolvimento,Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004) e pós-doutorado em Marketing - Lancaster University (2012). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Lavras, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFLA). 

Alessandro Santos Vieira, Universidade Federal de Lavras

Doutorando em Engenharia Agrícola na UFLA (Universidade Federal de Lavras). Mestre em Administração Pública pela UFLA (Universidade Federal de Lavras). Graduação em Administração pela FADMINAS (Faculdades Integradas Adventistas do Estado de Minas Gerais). Técnico em Eletrotécnica pelo CEFET - MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais). Como técnico na empresa Sênior Engenharia atuou em consultoria técnica nas empresas VALE e COPASA. Foi Trainee na empresa GE (General Electric) e servidor público estadual na FUNED (Fundação Ezequiel Dias). Atualmente é servidor público federal no CEFET - MG e tutor à distância nos cursos de graduação em Administração Pública e Pós- Graduação Lato Sensu em Gestão Pública Municipal na UFLA.

Published

2019-02-08

How to Cite

Ferreira, A. C., Pereira, M. M. O., Rezende, D. C. de, & Vieira, A. S. (2019). Simbolismo e Construção da Identidade por meio do Consumo de Cerveja Artesanal. Revista De Negócios, 23(3), 19–35. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2018v23n3p19-35

Issue

Section

Articles