A COMPETÊNCIA DE RELACIONAMENTO CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CAPITAL SOCIAL DA EMPRESA DE BASE TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2010v15n1p11-28Palavras-chave:
Competências empreendedoras, competências de relacionamento, cooperação, empreendedorismo, confiança, capital social,Resumo
Com a emergência das organizações em rede e dos negócios globalizados, o estabelecimento de relacionamentos de cooperação proporciona a diminuição de custos e o incremento de vantagens competitivas. No entanto, estas parcerias falham pela indevida atenção ao componente relacional no âmbito dos negócios. A formação de alianças pressupõe que o conhecimento, a confiança e as redes de relacionamentos proporcionam condições para o alcance de oportunidades e adicionam riquezas que garantem a sustentabilidade das organizações. O objetivo do estudo reside em observar como a competência de relacionamento atua na agregação desses elementos. Para isto, realizamos uma análise qualitativa de elementos relevantes para promover e sustentar relacionamentos de cooperação. Os resultados demonstram que a sensibilidade interpessoal se destaca como dimensão primordial na qualidade do relacionamento, além de evidenciarem a emergência da capacidade de negociação entre parceiros e promoção de consenso entre os interagentes como elemento constitutivos da capacidade de negociação mantenedora de relações saudáveis. A sustentabilidade do empreendedor nas redes se dá pelo desenvolvimento alianças, e neste cenário a competência de relacionamento é um elemento chave para o sucesso das parcerias.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-05-19
Como Citar
Paiva Júnior, F. G. de, Fernandes, N. da C. M., & Almeida, L. F. de L. (2010). A COMPETÊNCIA DE RELACIONAMENTO CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CAPITAL SOCIAL DA EMPRESA DE BASE TECNOLÓGICA. Revista De Negócios, 15(1), 11–28. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2010v15n1p11-28
Edição
Seção
Artigos
Licença
Click here for the copyright statement.