COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE CERVEJA: PROPOSTA DE UMA TIPOLOGIA BASEADA NA IMAGEM E NAS INTENÇÕES EM RELAÇÃO À MARCA

Autores

  • Francisco José da Costa EAESP/FGV
  • Alexandre Araújo Cavalcante UECE

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2007v12n4p71-85

Palavras-chave:

Imagem de marca. Intenções comportamentais. Consumo de Cerveja.

Resumo

Este trabalho tem como tema central o comportamento de consumo de bebidas, mais especificamente do produto cerveja. O comportamento de consumo, devido a suas múltiplas dimensões, deve ser avaliado a partir de recortes. Os recortes definidos foram: os hábitos de consumo; a atitude em relação a bebidas alcoólicas; a imagem de produto e de marca; as intenções comportamentais de consumo e de boca a boca. Os objetivos do trabalho foram: analisar os hábitos e as preferências de consumo de consumidores de cerveja; desenvolver um agrupamento dos consumidores a partir de suas avaliações relacionadas com a marca preferida. Foram coletados dados junto a 151 respondentes cearenses, provenientes de diferentes contextos de consumo. Os dados foram analisados por meio de ferramentas descritivas, e alguns procedimentos de análise multivariadas foram realizados: por meio da ferramenta análise de cluster foram definidos três diferentes grupos de consumidores, a partir de três construtos relacionados às intenções (de consumo e de boca a boca) e à imagem em relação às marcas preferidas. Os grupos foram submetidos à análise de variância para analisá-los e caracterizá-los de acordo com os hábitos de consumo. Ao final, foram apresentadas algumas das limitações do estudo, a partir das quais são apontadas recomendações de novos estudos. Palavras-chave: Imagem de marca. Intenções comportamentais. Consumo de Cerveja.

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Publicado

2008-03-14

Como Citar

Costa, F. J. da, & Cavalcante, A. A. (2008). COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE CERVEJA: PROPOSTA DE UMA TIPOLOGIA BASEADA NA IMAGEM E NAS INTENÇÕES EM RELAÇÃO À MARCA. Revista De Negócios, 12(4), 71–85. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2007v12n4p71-85