CLUSTER COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA NO SETOR DE CMB EM SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2001v6n4p%25pPalavras-chave:
Análise por conglomerados, Concorrência, Conglomerados (Empresas), Indústria TêxtilResumo
Na virada do novo milênio, o irreversível processo de globalização estabeleceu uma nova ordem econômica que submeteu as empresas a duras provas de sobrevivência. Este artigo relata pesquisa que teve por objetivo verificar o aproveitamento do modelo cluster como estratégia competitiva das empresas do segmento de cama, mesa e banho da indústria têxtil de Santa Catarina. O trabalho foi desenvolvido através de entrevista que avaliou o posicionamento estratégico das empresas líderes daquele segmento; que identificou a percepção dos empresários em relação ao desenvolvimento do cluster como estratégia competitiva; e que avaliou, do ponto de vista dos empresários, as perspectivas para iniciar ações capazes de fortalecer o cluster a partir de ações conjuntas, como forma de adequação à realidade do mercado global. Conclusivamente, o estudo constatou que o setor é liderado por grandes empresas, fortemente verticalizadas, cujas estratégias competitivas valorizam predominantemente os fatores internos, inexistindo ações em nível sistêmico e conjuntas que possam ser consideradas como relevantes. Os entrevistados reconhecem a possibilidade de vantagens competitivas que potencialmente poderiam decorrer do desenvolvimento do "Cluster de CMB". Contudo, também reconhecem que, no curto prazo, não existem perspectivas concretas e convincentes para desencadear ações que possam levar à elaboração e à implementação de um projeto visando a um fortalecimento do cluster de forma conjunta.Downloads
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Publicado
2007-06-25
Como Citar
Wilhelm, P. P. H., & Ferreira, H. C. (2007). CLUSTER COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA NO SETOR DE CMB EM SANTA CATARINA. Revista De Negócios, 6(4). https://doi.org/10.7867/1980-4431.2001v6n4p%p
Edição
Seção
Artigos
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