CLUSTER COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA NO SETOR DE CMB EM SANTA CATARINA

Autores/as

  • Pedro Paulo Hugo Wilhelm Universidade Regional de Blumenau
  • Hélio Candido Ferreira Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2001v6n4p%25p

Palabras clave:

Análise por conglomerados, Concorrência, Conglomerados (Empresas), Indústria Têxtil

Resumen

Na virada do novo milênio, o irreversível processo de globalização estabeleceu uma nova ordem econômica que submeteu as empresas a duras provas de sobrevivência. Este artigo relata pesquisa que teve por objetivo verificar o aproveitamento do modelo cluster como estratégia competitiva das empresas do segmento de cama, mesa e banho da indústria têxtil de Santa Catarina. O trabalho foi desenvolvido através de entrevista que avaliou o posicionamento estratégico das empresas líderes daquele segmento; que identificou a percepção dos empresários em relação ao desenvolvimento do cluster como estratégia competitiva; e que avaliou, do ponto de vista dos empresários, as perspectivas para iniciar ações capazes de fortalecer o cluster a partir de ações conjuntas, como forma de adequação à realidade do mercado global. Conclusivamente, o estudo constatou que o setor é liderado por grandes empresas, fortemente verticalizadas, cujas estratégias competitivas valorizam predominantemente os fatores internos, inexistindo ações em nível sistêmico e conjuntas que possam ser consideradas como relevantes. Os entrevistados reconhecem a possibilidade de vantagens competitivas que potencialmente poderiam decorrer do desenvolvimento do "Cluster de CMB". Contudo, também reconhecem que, no curto prazo, não existem perspectivas concretas e convincentes para desencadear ações que possam levar à elaboração e à implementação de um projeto visando a um fortalecimento do cluster de forma conjunta.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2007-06-25

Cómo citar

Wilhelm, P. P. H., & Ferreira, H. C. (2007). CLUSTER COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA NO SETOR DE CMB EM SANTA CATARINA. Revista De Negócios, 6(4). https://doi.org/10.7867/1980-4431.2001v6n4p%p