Empreendedorismo regional: Um olhar sobre a identidade cultural em narrativas locais
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2013v18n2p3-26Palavras-chave:
Empreendedor. Ação empreendedora. Desenvolvimento Local. Identidade Cultural.Resumo
À medida que a globalização propicia transformações consideráveis no espaço territorial, em função do aumento da mobilidade do capital e do comércio, os fenômenos regionais e locais tornam-se mais complexos. No âmbito da ação coletiva, a questão do Desenvolvimento Local vem sendo fortemente enfatizada a partir do paradigma da organização industrial, especificamente a forma de arranjos produtivos locais, sendo que as práticas narrativas no contexto local representam rico campo investigativo para a identificação de valores constituintes e elementos que articulam a identidade cultural do sujeito empreendedor a ações voltadas ao desenvolvimento local. Buscando compreender aspectos particulares da realidade sociocultural ligada ao empreendedorismo, voltamo-nos a experiências, valores, e significados a partir da análise de três narrativas de empresários de êxito socialmente reconhecido no Pólo de Confecções do Agreste pernambucano (Brasil). Nesta perspectiva, observamos, por meio de uma pesquisa qualitativa, que a credibilidade, os laços afetivos, a cultura regional, e a educação revelada pela historicidade são articuladas ao discurso do desenvolvimento local. À medida que os empreendedores locais almejam crescimento e consolidação de seus negócios na região, esta prosperidade potencializa a expansão do mercado na perspectiva de um empreendedorismo endógeno. Evidencia-se também que não apenas as pessoas, mas os atores empresariais devem se integrar em um plano simbólico para a construtividade de uma identidade territorial. Assim, este estudo pretende contribuir para o direcionamento de futuras pesquisas sobre o arranjo produtivo local, no sentido de endossar ações empreendedoras coletivas, a partir de um campo de ação proativa que venha a ampliar a imagem da região enquanto cadeia produtiva têxtil e de confecções de grande repercussão no cenário nacional e mundial.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-07-01
Como Citar
Pereira, G. D. F., Cordeiro, A. T., Silva, M. A. P. da, & Batista, M. de M. (2013). Empreendedorismo regional: Um olhar sobre a identidade cultural em narrativas locais. Revista De Negócios, 18(2), 3–26. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2013v18n2p3-26
Edição
Seção
Artigos
Licença
Click here for the copyright statement.