Empreendedorismo regional: Um olhar sobre a identidade cultural em narrativas locais

Autores/as

  • Girlaynne Danusia Farias Pereira Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovação, Tecnologia e Consumo/Programa de Pós-Graduação em Administração/ Universidade Federal de Pernambuco - GITEC/PROPAD/UFPE - PE
  • Adriana Tenório Cordeiro Universidade de Pernambuco - UPE.
  • Mayara Andresa Pires da Silva Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio Farias - PE
  • Marcela de Moraes Batista Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovação, Tecnologia e Consumo/Programa de Pós-Graduação em Administração/ Universidade Federal de Pernambuco - GITEC/PROPAD/UFPE - PE

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2013v18n2p3-26

Palabras clave:

Empreendedor. Ação empreendedora. Desenvolvimento Local. Identidade Cultural.

Resumen

À medida que a globalização propicia transformações consideráveis no espaço territorial, em função do aumento da mobilidade do capital e do comércio, os fenômenos regionais e locais tornam-se mais complexos. No âmbito da ação coletiva, a questão do Desenvolvimento Local vem sendo fortemente enfatizada a partir do paradigma da organização industrial, especificamente a forma de arranjos produtivos locais, sendo que as práticas narrativas no contexto local representam rico campo investigativo para a identificação de valores constituintes e elementos que articulam a identidade cultural do sujeito empreendedor a ações voltadas ao desenvolvimento local.  Buscando compreender aspectos particulares da realidade sociocultural ligada ao empreendedorismo, voltamo-nos a experiências, valores, e significados a partir da análise de três narrativas de empresários de êxito socialmente reconhecido no Pólo de Confecções do Agreste pernambucano (Brasil). Nesta perspectiva, observamos, por meio de uma pesquisa qualitativa, que a credibilidade, os laços afetivos, a cultura regional, e a educação revelada pela historicidade são articuladas ao discurso do desenvolvimento local. À medida que os empreendedores locais almejam crescimento e consolidação de seus negócios na região, esta prosperidade potencializa a expansão do mercado na perspectiva de um empreendedorismo endógeno. Evidencia-se também que não apenas as pessoas, mas os atores empresariais devem se integrar em um plano simbólico para a construtividade de uma identidade territorial. Assim, este estudo pretende contribuir para o direcionamento de futuras pesquisas sobre o arranjo produtivo local, no sentido de endossar ações empreendedoras coletivas, a partir de um campo de ação proativa que venha a ampliar a imagem da região enquanto cadeia produtiva têxtil e de confecções de grande repercussão no cenário nacional e mundial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Girlaynne Danusia Farias Pereira, Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovação, Tecnologia e Consumo/Programa de Pós-Graduação em Administração/ Universidade Federal de Pernambuco - GITEC/PROPAD/UFPE - PE

Graduada em Administração pela Universidade de Pernambuco - UPE. Atualmente é aluna do Programa de Pós Graduação em Administração do PROPAD/Universidade Federal de Pernambuco.

Adriana Tenório Cordeiro, Universidade de Pernambuco - UPE.

Mestre em Administração pelo PROPAD/Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é professora da Universidade de Pernambuco.

Mayara Andresa Pires da Silva, Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio Farias - PE

Graduada em Administração pela Universidade de Pernambuco - UPE. Atualmente é servidora da Secretaria de Educação do Governo do Estado de Pernambuco.

Marcela de Moraes Batista, Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovação, Tecnologia e Consumo/Programa de Pós-Graduação em Administração/ Universidade Federal de Pernambuco - GITEC/PROPAD/UFPE - PE

Graduada em Administração pela Universidade de Pernambuco - UPE. Atualmente é aluna do Programa de Pós Graduação em Administração do PROPAD/Universidade Federal de Pernambuco.

Publicado

2013-07-01

Cómo citar

Pereira, G. D. F., Cordeiro, A. T., Silva, M. A. P. da, & Batista, M. de M. (2013). Empreendedorismo regional: Um olhar sobre a identidade cultural em narrativas locais. Revista De Negócios, 18(2), 3–26. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2013v18n2p3-26

Número

Sección

Artigos