BENCHMARKING EM COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS: MODELO DE AVALIAÇÃO PARA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Márcia R. Bronnemann
  • Wilson B. Zapelini
  • Amélia Silveira

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2004v9n4p%25p

Palavras-chave:

Universidade Regional de Blumenau, Pós-Graduação, Avaliação

Resumo

A pesquisa aqui apresentada teve o objetivo de analisar, por meio da aplicação de um modelo de avaliação denominado benchmarking, do tipo interno, as competências organizacionais dos programas de pós-graduação oferecidos pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), SC. Esse modelo permite que se incorpore o conhecimento produzido e disseminado em cinco dimensões envolvidas nos programas: o ensino, a pesquisa, a gestão dos recursos humanos, a gestão de processos e a gestão da informação. Utilizou-se a pesquisa descritiva com método quantitativo, do tipo levantamento ou survey. Como instrumento de coleta de dados, fez-se uso do questionário estruturado, com questões fechadas e abertas, por meio do qual foram levantadas as competências organizacionais básicas e essenciais dos seis programas de pós-graduação da Universidade Regional de Blumenau: Administração, Educação, Química, Engenharia Ambiental, Ciências Contábeis e Desenvolvimento Regional. Os resultados obtidos estabeleceram uma pontuação que posicionou cada um desses programas em relação às suas potencialidades e fragilidades, servindo, assim, como subsídio às decisões gerenciais no âmbito da Universidade e como auto-avaliação no contexto do processo avaliativo de programas brasileiros de pós-graduação.

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Publicado

2007-06-25

Como Citar

Bronnemann, M. R., Zapelini, W. B., & Silveira, A. (2007). BENCHMARKING EM COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS: MODELO DE AVALIAÇÃO PARA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO. Revista De Negócios, 9(4). https://doi.org/10.7867/1980-4431.2004v9n4p%p