RELACIONAMENTO COMERCIAL EM CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO: ANALISE SEGUNDO OS PEQUENOS SUPERMERCADOS DE BAIRRO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2011v16n4p107-126Palavras-chave:
canais de distribuição, varejo, relacionamento comercialResumo
O mercado varejista passa por mudanças demandadas por alterações do comportamento do consumidor, que busca cada vez mais conveniência, alterações do ambiente econômico com a estabilização econômica e mudanças na estrutura concorrencial dos canais de distribuição, caracterizado principalmente pelo aumento do poder das grandes redes varejistas. Essas mudanças afetam todos os formatos de varejo, incluindo as grandes redes que atuam nos grandes centros urbanos, e os pequenos supermercados de bairro. Localizados normalmente em bairros mais afastados do centro, e de maior carência sócio-econômica, esses pequenos supermercados são atendidos quase que exclusivamente por distribuidores atacadistas. Dessa forma, o objetivo principal desse artigo é avaliar os relacionamentos comerciais entre os pequenos supermercados, especificamente os do tipo de bairro (localizados em cidades do interior), com seus fornecedores atacadistas. De modo específico pretende-se analisar: o princípio das relações; as características das negociações realizadas e o formato das relações comerciais. Para atender esse objetivo, foram entrevistados os proprietários de 08 supermercados localizados em municípios da região Oeste do Estado de São Paulo (Alta Paulista), considerada a segunda região mais carente do estado.
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