DETERMINANTES DAS ESTRATÉGIAS DE INVESTIMENTO DAS EMPRESAS MULTINACIONAIS DOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO: O CASO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA

Autores

  • Mohamed Amal

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2006v11n2p%25p

Palavras-chave:

Investimento Direto Externo, Empresas Multinacionais, Países em Desenvolvimento, Internacionalização

Resumo

O objetivo do presente artigo é avaliar os determinantes do Investimento Direto Externo (IDE) de Empresas Multinacionais (EMNs) de origem dos Países em Desenvolvimento (PEDs). O paradigma eclético e sua variante de “Investment Development Path” constituem um referencial teórico consistente, mostrando que as estratégias de investimento das EMNs de origem dos PEDs dependem não apenas das especificidades locais do país hospedeiro, mas, sobretudo, das vantagens de propriedade das próprias empresas e dos níveis de desenvolvimento do seu país de origem. Os resultados da análise qualitativa de um caso de empresa multinacional brasileira apontam para a importância dos fatores de mercado potencial, do nível de barreiras comerciais, da logística e de fatores culturais como elementos importantes na determinação de uma estratégia de investimento do tipo “market seeking”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2007-06-25

Como Citar

Amal, M. (2007). DETERMINANTES DAS ESTRATÉGIAS DE INVESTIMENTO DAS EMPRESAS MULTINACIONAIS DOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO: O CASO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA. Revista De Negócios, 11(2). https://doi.org/10.7867/1980-4431.2006v11n2p%p

Edição

Seção

Artigos