REQUISITOS PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UNIVERSITÁRIA EM SEU PARADIGMA TECNOLÓGICO

Autores

  • Cristiane Marques de Mello UNESPAR-Campus Fecilcam - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão - e Faculdade Integrado de Campo Mourão\PR
  • Álvaro José Periotto UEM - Universidade Estadual de Maringá
  • João Otávio Montanha Endrici Faculdades Maringá

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2011v16n1p32-48

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Paradigma Tecnológico, Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, Administração Pública.

Resumo

Cada vez mais as organizações ‘descobrem’ a necessidade de trabalhar informações qualificadas para gerar novos conhecimentos, novos valores e evoluir. Para verificar como as instituições públicas de ensino superior assumem posições frente a tais aspectos diante da dinâmica dos recursos tecnológicos, adotou-se como objetivo de pesquisa posicionar a Gestão do Conhecimento frente ao planejamento e uso da Tecnologia da Informação na gestão das instituições públicas universitárias. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, o estudo é de natureza quantitativa e o recorte da pesquisa é transversal. Como unidades de pesquisa foram escolhidas três instituições públicas de ensino superior, duas estaduais e uma delas federal, localizadas no Estado do Paraná. Entre os respondentes estão chefes de departamentos, diretores e coordenadores de cursos vinculados a tais instituições. A investigação foi realizada por meio de um questionário estruturado, concluindo-se pela necessidade emergente de desenvolver-se competências e habilidades de gestão com rompimento de uma visão ainda estreita e imediatista quanto aos sistemas de informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Marques de Mello, UNESPAR-Campus Fecilcam - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão - e Faculdade Integrado de Campo Mourão\PR

Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em gerenciamento de micro e pequenas empresas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Tem experiência como docente nas disciplinas de Administração Estratégica, Fundamentos da Administração, Marketing, Empreendedorismo, Sistema de Gestão Ambiental. Atualmente é coordenadora do MBA em Gestão Pública e professora do Curso de Administração da Faculdade Integrado; e professora colaboradora do Curso de Administração da UNESPAR/ Campus FECILCAM - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Temas de interesse: Estratégia em Organizações, Marketing, Estudos Organizacionais, Empreendedorismo Teoria Institucional e Redes Sociais (texto da Lattes)

Álvaro José Periotto, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Ciência da Computação pela USP-São Carlos (1978), mestrado em Otimização e Pesquisa Operacional pela UNICAMP (1983) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE-UFRJ (1992). Foi Diretor de Gestão de Pesquisa da Universidade do Oeste Paulista. É professor da Universidade Estadual de Maringá desde 1979, com Concurso Público para Professor Titular em 1994, onde dedica-se ao ensino e pesquisa em Administração, atividades de extensão junto ao Núcleo Local da Unitrabalho e avaliação institucional (CPA). Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração do consórcio UEM-UEL. Tem experiência nas áreas de Administração e Computação, com interesse principalmente sobre os seguintes temas: Sistemas de Informações nas Organizações, Planejamento e Gestão da Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação tecnológica.

João Otávio Montanha Endrici, Faculdades Maringá

Mestrado em Administração - Uem/Uel pela Universidade Estadual de Maringá (2008) Tem experiência na área de Administração. Atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão da informação, Sistema integrado de informações, Gestão estratégica, Administração pública.
(Texto Lattes)

Publicado

2011-08-02

Como Citar

Mello, C. M. de, Periotto, Álvaro J., & Endrici, J. O. M. (2011). REQUISITOS PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UNIVERSITÁRIA EM SEU PARADIGMA TECNOLÓGICO. Revista De Negócios, 16(1), 32–48. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2011v16n1p32-48

Edição

Seção

Artigos