REQUISITOS PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UNIVERSITÁRIA EM SEU PARADIGMA TECNOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2011v16n1p32-48Keywords:
Gestão do Conhecimento, Paradigma Tecnológico, Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, Administração Pública.Abstract
Cada vez mais as organizações ‘descobrem’ a necessidade de trabalhar informações qualificadas para gerar novos conhecimentos, novos valores e evoluir. Para verificar como as instituições públicas de ensino superior assumem posições frente a tais aspectos diante da dinâmica dos recursos tecnológicos, adotou-se como objetivo de pesquisa posicionar a Gestão do Conhecimento frente ao planejamento e uso da Tecnologia da Informação na gestão das instituições públicas universitárias. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, o estudo é de natureza quantitativa e o recorte da pesquisa é transversal. Como unidades de pesquisa foram escolhidas três instituições públicas de ensino superior, duas estaduais e uma delas federal, localizadas no Estado do Paraná. Entre os respondentes estão chefes de departamentos, diretores e coordenadores de cursos vinculados a tais instituições. A investigação foi realizada por meio de um questionário estruturado, concluindo-se pela necessidade emergente de desenvolver-se competências e habilidades de gestão com rompimento de uma visão ainda estreita e imediatista quanto aos sistemas de informação.