Capacidade Absortiva em Negócios Sociais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2023v28n1p6-26

Palabras clave:

Tecnologia Assistiva, Capacidade Absortiva, Negócios Sociais.

Resumen

O Brasil tem uma grande população de pessoas com deficiência (PcD) que vem crescendo nos últimos anos (IBGE, 2010). Muitos negócios com caráter social e lógica de mercado utilizam-se da oportunidade encontrada na demanda das pessoas com deficiência para desenvolver produtos ou serviços para a população com deficiência. Assim, levanta-se a proposição de que as dimensões da capacidade absortiva (CA), aquisição, assimilação, transformação e exploração de conhecimento externo podem potencializar o desenvolvimento de tecnologia assistiva (TA) e contribuir para o atendimento das necessidades sociais e inclusivas da população com deficiência. Neste contexto, o estudo tem o objetivo de analisar as dimensões da CA em negócios sociais (NS) que desenvolvam TA. Para efeito deste estudo, NS engloba os empreendimentos que geram impacto social. O método utilizado foi o estudo de casos com gestores dos NS. Expansão e Alfa (nome fictício). Como contribuição para o avanço do conhecimento, destaca-se a identificação de propriedades descritoras do construto CA em processos de desenvolvimento de TA em NS.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Franklin Menezes da Silva, D.r., Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutorando em Administração (Aluno regular) na Linha de Inovação da Universidade Nove de Julho - UNINOVE (2019-2021). Mestrado em Administração na Linha de Inovação - UNINOVE (2015-2017). Pós-graduando em Marketing Digital - Universidade Anhanguera (2018-2019). Pós graduado em Docência para a Educação Profissional (SENAC, 2014). Graduação em Administração pela Faculdade Metropolitana de Manaus (2009). Atua como consultor empresarial na empresa Aventura de Construir (2020). Tem experiência como Professor Universitário na Universidade Anhanguera (2018), Instrutor na área de Gestão e Negócio na Instituições sem fins lucrativos SERESPECIAL e Instituto IMPACTA, além do SENAC (2011-2014), nos Programas Jovem Aprendiz e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego-PRONATEC. O profissional tem experiência como Consultor de Inovação - SEBRAE (2010-2012). Oficial de Produção da empresa Moto Honda da Amazônia (2004-2009). Palestrante em eventos como a Feira de Gastronomia - (SEBRAE/RR, 2013) e Feira de Oportunidades (SENAC/ RR, 2013).

Publicado

2023-05-06

Cómo citar

da Silva, F. M. (2023). Capacidade Absortiva em Negócios Sociais. Revista De Negócios, 28(1), 6–26. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2023v28n1p6-26

Número

Sección

Articles