Capacidade Absortiva em Negócios Sociais

Authors

  • Franklin Menezes da Silva, D.r. Doutorando no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração, Universidade Nove de Julho (PPGA-UNINOVE); Rua Deputado Salvador Julianelli, s/n, 1° andar, Barra Funda, São Paulo, SP – Brasil. http://orcid.org/0000-0001-7824-9015

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2023v28n1p6-26

Keywords:

Tecnologia Assistiva, Capacidade Absortiva, Negócios Sociais.

Abstract

O Brasil tem uma grande população de pessoas com deficiência (PcD) que vem crescendo nos últimos anos (IBGE, 2010). Muitos negócios com caráter social e lógica de mercado utilizam-se da oportunidade encontrada na demanda das pessoas com deficiência para desenvolver produtos ou serviços para a população com deficiência. Assim, levanta-se a proposição de que as dimensões da capacidade absortiva (CA), aquisição, assimilação, transformação e exploração de conhecimento externo podem potencializar o desenvolvimento de tecnologia assistiva (TA) e contribuir para o atendimento das necessidades sociais e inclusivas da população com deficiência. Neste contexto, o estudo tem o objetivo de analisar as dimensões da CA em negócios sociais (NS) que desenvolvam TA. Para efeito deste estudo, NS engloba os empreendimentos que geram impacto social. O método utilizado foi o estudo de casos com gestores dos NS. Expansão e Alfa (nome fictício). Como contribuição para o avanço do conhecimento, destaca-se a identificação de propriedades descritoras do construto CA em processos de desenvolvimento de TA em NS.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Franklin Menezes da Silva, D.r., Doutorando no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração, Universidade Nove de Julho (PPGA-UNINOVE); Rua Deputado Salvador Julianelli, s/n, 1° andar, Barra Funda, São Paulo, SP – Brasil.

Programa de Mestrado e Doutorado em Administração, Universidade Nove de Julho (PPGA-UNINOVE).

Published

2023-05-06

How to Cite

da Silva, F. M. (2023). Capacidade Absortiva em Negócios Sociais. Revista De Negócios, 28(1), 6–26. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2023v28n1p6-26

Issue

Section

Articles