OS STAKEHOLDERS E SUA INFLUÊNCIA EM UMA REDE DE EMPRESA NA DESTINAÇÃO TURÍSTICA DE URUBICI/SC

Autores/as

  • Ariani Raquel Neckel Unidavi
  • Fabiela Fatima Andrighi Univali
  • Vamil Emil Hoffmann Univali

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n4p89-102

Palabras clave:

rede de empresas, stakeholders, destinação turística, estratégias, instituições

Resumen

O estudo dos stakeholders e sua influência nas redes de empresas são temas contemporâneos para academia. Apesar de sua importância observa-se a escassez de trabalhos voltados especificamente a esta temática e seu uso como meio descritivo para assimilar a dinâmica social de relações existentes (HALL, 2001). Este artigo identifica os stakeholders e suas influências nas empresas de hospedagem de Urubici/SC. Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se o método quantitativo de caráter exploratório-descritivo, com utilização de questionário. A amostra foi composta por nove pousadas associadas à Pouserra, que a instituição que representa as empresas no destino turístico. Como resultado, constata-se que os stakeholders que mais influenciam as pousadas pertencentes à rede de empresas são os clientes e em segundo lugar está a família, o que de certa forma repete resultados anteriores, e abre a discussão sobre a importância. Das instituições locais em termos de estratégia para cada empresa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ariani Raquel Neckel, Unidavi

Mestre em Turismo e Hotelaria da UNIVALI. Professora e coordenadora do curso de Turismo da UNIDAVI.

Fabiela Fatima Andrighi, Univali

Mestre em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Professora dos cursos de Administração e Comércio Exterior da Univali.

Vamil Emil Hoffmann, Univali

Doutor em Administração pela Universidade de Zaragoza (Espanha); Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina; Especialista em Marketing; Especialista em Engenharia de Produção; e Economista pela Universidade do Vale do Itajaí; Pesquisador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e Turismo da Universidade do Vale do Itajaí, na área de competitividade, relações interorganizacionais e aglomerações (clusters); Consultor de empresas

Publicado

2009-03-04

Cómo citar

Neckel, A. R., Andrighi, F. F., & Hoffmann, V. E. (2009). OS STAKEHOLDERS E SUA INFLUÊNCIA EM UMA REDE DE EMPRESA NA DESTINAÇÃO TURÍSTICA DE URUBICI/SC. Revista De Negócios, 13(4), 89–102. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n4p89-102