Conectados por Prazer: Redes Sociais Virtuais Móveis Versus Valores de Uso Convergentes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2020v25n3p45-58

Palabras clave:

Redes Sociais Móveis, Convergência Tecnológica, WhatsApp, Netnografia, Hedonismo

Resumen

As redes sociais se tornaram um fenômeno de integração de pessoas em função das tecnologias de convergência. Estas tecnologias cada vez mais presentes na vida de muitos usuários, independentemente dos valores e das condições sociais envolvidas, reforçam a ampliação social e interação dos grupos envolvidos. Neste cenário, o crescimento dos aplicativos que dão acesso às redes sociais móveis é um exemplo deste fenômeno e é proporcional ao avanço da convergência tecnológica, dado a multifuncionalidade dos dispositivos de tecnologia móvel. Baseado nesse cenário de hiperconexão e tecnologia, foi elaborado um estudo netnográfico sobre redes sociais móveis, em que o aplicativo de mensagens WhatsApp Messenger é o principal objeto de análise, dado os anos de estabilidade e notoriedade pela preferência de uso dos Brasileiros. Assim, foram realizadas algumas comparações promovidas pelos usuários por meio de discussões online a respeito da diversificação de uso do aplicativo no decorrer dos anos, para compreender quais fatores influenciam este posicionamento influente do aplicativo. Logo, o objetivo deste artigo é identificar, através da categorização de usuários, as preferências destes grupos em função da tecnologia móvel desejada e de novos produtos inseridos no mercado, analisando as formas de utilização das redes móveis e suas preferências, sejam elas sociais, hedônicas, utilitárias ou tecnológicas, as quais descrevem a influência nacional com o uso do aplicativo WhatsApp.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Emílio José Montero Arruda Filho, University of Amazon

Pós-Doutorado na Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) no departamento de mercadologia (MCD) (2012/2014). Doutor em Marketing para Estratégia de Empresas pela Università Degli Studi di Bergamo (Italy - Nov. 2005 a Mar de 2009). Esteve como visitante na University of Rhode Island (USA) com o Grupo RITIM (Research Institute for Telecommunications and Information Marketing) 2007 / 2008. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1995) e mestre em Engenharia Elétrica pela mesma Universidade (1998). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPAD da Universidade da Amazônia (UNAMA) de Janeiro de 2014 a Novembro de 2015. Professor do mesmo Programa desde 2009 e Editor da Revista Amazônia, Organizações e Sustentabilidade (AOS) do PPDA da UNAMA desde seu lançamento em 2012 até Novembro de 2015. Professor e pesquisador do Programa de Doutorado e Mestrado da Universidade FUMEC em Belo Horizonte (MG) desde Setembro de 2015, atuando na linha de pesquisa Estratégia e Tecnologias em Marketing. Coordenador Associado do PROCAD 2013 FGV/UNAMA/UNIR/UECE. Esteve como Editor Associado das revistas BBR da FUCAPE, BAR da ANPAD e Gestão, Finanças e Contabilidade (RGFC da UEBA), tendo sido Editor associado de outras revistas de impacto nacionais, e estando atualmente como Editor Associado do International Journal of Business and Systems Research (2018-2020) e Revista de Administração Contemporânea (RAC) da ANPAD (2018-2020). Revisor de diversas revistas científicas nacionais e internacionais como The Journal of Consumer Marketing - JCM, JPIM - Journal of Product Innovation Management, Games and Culture, International Journal of Information Management (IJIM), dentre outras revistas, além das conferências nas áreas de expertise. Líder do Tema 10 da divisão acadêmica de Marketing da ANPAD para o triênio 2015-2017 e membro do comitê científico de Marketing para o triênio 2018-2020. Membro do Comitê Executivo da ANPAD para suporte a Diretoria Executiva de 2016-2017. Consultor AdHoc da CAPES desde Jan/2012, onde vem participando ativamente no processo de avaliação de cursos, eventos e projetos para a área de Administração, além de ter participado da Avaliação Trienal 2010/2012, avaliação de livros, APCNs, etc. Bolsista de Produtividade do CNPq 2016-2018, 2018-2020 e consultor AdHoc do órgão. Tem interesse de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Marketing, Inovação Tecnológica e Telecomunicações, com ênfase em Sistemas Tecnológicos e Tendências de Mercado, atuando principalmente nos seguintes temas: novos produtos de telecomunicações / Tecnologia da Informação, convergência tecnológica, metodologia de pesquisa, marketing tecnológico e comportamento do consumidor.

Publicado

2020-10-20

Cómo citar

Arruda Filho, E. J. M., & Miranda, J. C. dos S. (2020). Conectados por Prazer: Redes Sociais Virtuais Móveis Versus Valores de Uso Convergentes. Revista De Negócios, 25(3), 45–58. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2020v25n3p45-58

Número

Sección

Articles