MARKETING SOCIAL CORPORATIVO E EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Autores/as

  • Kerla Mattiello Universidade Estadual de Maringá
  • Francisco Giovanni David Vieira Universidade Estadual de Maringá
  • Isolde Terezinha Santos Previdelli Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n4p72-88

Palabras clave:

Marketing Social Corporativo, Empreendedorismo Social, Institutos, Fundações.

Resumen

O presente trabalho é uma síntese dos resultados de um estudo realizado a título de dissertação de mestrado que buscou evidenciar as ações de marketing social corporativo (MSC) de grandes empresas brasileiras criadoras de institutos ou fundações empresariais. O estudo buscou analisar e descrever os programas de MSC e se esta prática pode influenciar a iniciativa de empreender institutos e fundações empresariais. Foi utilizado o método de pesquisa do tipo survey e como instrumento de coleta de dados o questionário. O trabalho trata desse fenômeno ainda inexplorado por pesquisadores de empreendedorismo e de marketing, cuja magnitude pode ser observada por meio de evidências empíricas encontradas no âmbito do GIFE – Grupo Fundação, Institutos e Empresas, grupo este escolhido como foco de pesquisa.

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Biografía del autor/a

Kerla Mattiello, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (2002) , especialização em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Federal de Lavras (2005) e Mestrado em Administração PPA UEM/UEL (2008). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Estadual de Maringá e Gerente Administrativa da Sociedade Eticamente Responsável de Maringá.

Francisco Giovanni David Vieira, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (1991) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Realizou estágio de pós-doutorado em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas, São Paulo (2007). É professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá, diretor de pesquisas do IPESE e membro do comitê científico da Divisão de Marketing da ANPAD (2009-2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing e Organizações, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de marketing, comportamento do consumidor, cultura e consumo, marketing social corporativo, pesquisa e ensino em administração, produção acadêmica em marketing no Brasil.

Isolde Terezinha Santos Previdelli, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Umuarama (1984) , especialização em Estatística Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá (1987) , mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em Engenharia de Produção, com ênfase em estatística, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). É Professora Adjunto e Chefe do Departamento de Estatística (2008-2010) da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas.

Publicado

2009-04-06

Cómo citar

Mattiello, K., Vieira, F. G. D., & Previdelli, I. T. S. (2009). MARKETING SOCIAL CORPORATIVO E EMPREENDEDORISMO SOCIAL. Revista De Negócios, 13(4), 72–88. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n4p72-88