Percepção Seletiva e Concepção Estratégica

Autores/as

  • Dusan Schreiber Universidade Feevale
  • Serje Schmidt Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2020v25n4p21-34

Resumen

O panorama atual do mercado exige das organizações o refinamento dos métodos e técnicas adotados no processo de concepção estratégica. Entretanto, poucos autores se detiveram sobre a influência da percepção seletiva nesse processo. Este artigo objetiva observar evidências empíricas da percepção seletiva e analisar sua relação com o processo de concepção estratégica. Foi desenvolvido um estudo de casos múltiplo em três organizações industriais de base tecnológica localizadas na região sul do Brasil. A análise das narrativas permitiu verificar que a percepção seletiva se acentua em organizações nas quais as decisões são tomadas com base em dados e informações coletadas por um número reduzido de profissionais. Os resultados indicam que os formadores de opinião dentro das organizações estudadas influenciam a construção de estratégias a partir de modelos mentais edificados com base em fatos e dados selecionados a partir de seu modelo cognitivo. Foi também possível evidenciar que a percepção seletiva foi determinante para a modificação das estruturas organizacionais e métodos de gestão das três organizações analisadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-01-29

Cómo citar

Schreiber, D., & Schmidt, S. (2021). Percepção Seletiva e Concepção Estratégica. Revista De Negócios, 25(4), 21–34. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2020v25n4p21-34

Número

Sección

Articles