Percepção Seletiva e Concepção Estratégica
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2020v25n4p21-34Abstract
O panorama atual do mercado exige das organizações o refinamento dos métodos e técnicas adotados no processo de concepção estratégica. Entretanto, poucos autores se detiveram sobre a influência da percepção seletiva nesse processo. Este artigo objetiva observar evidências empíricas da percepção seletiva e analisar sua relação com o processo de concepção estratégica. Foi desenvolvido um estudo de casos múltiplo em três organizações industriais de base tecnológica localizadas na região sul do Brasil. A análise das narrativas permitiu verificar que a percepção seletiva se acentua em organizações nas quais as decisões são tomadas com base em dados e informações coletadas por um número reduzido de profissionais. Os resultados indicam que os formadores de opinião dentro das organizações estudadas influenciam a construção de estratégias a partir de modelos mentais edificados com base em fatos e dados selecionados a partir de seu modelo cognitivo. Foi também possível evidenciar que a percepção seletiva foi determinante para a modificação das estruturas organizacionais e métodos de gestão das três organizações analisadas.