As Implicações da 4ª Revolução Industrial no fenômeno da formação em Administração

Autores/as

  • Thiago Henrique Almino Francisco Universidade Federal de Santa Catarina Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Pedro Antônio de Melo Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2020v25n4p6-20

Palabras clave:

Administração, Gestão Universitária, Pesquisa Qualitativa, Fenomenologia

Resumen

O objetivo é apresentar um esquema teórico conceitual que tenha a condição de contribuir para aprimorar as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Administração (DCNs) e, portanto, colaborar com o desenvolvimento dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), tanto nas modalidades presencial quanto “a distância. Por meio de uma pesquisa qualitativa, de abordagem fenomenológica, o estudo se desenvolveu por meio de uma entrevista com envolvidos no processo de formação do Administrador e permitiu o desenvolvimento de um esquema teórico, sob a luz da proposta de Strauss e Corbin (2008) e de uma imersão ao fenômeno da aderência das DCNs com o contexto da quarta revolução industrial. A partir da análise temática desenvolvida, foi possível chegar a uma proposta de categoria central, validada  com os pesquisados e que permite adaptações às atuais DCNs.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago Henrique Almino Francisco, Universidade Federal de Santa Catarina Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC). Mestre, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAU/UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas e Competências Organizacionais e Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas da Região Carbonífera. Atualmente é Coordenador do Setor de Avaliação Institucional (SEAI), da Comissão Própria de Avaliação (CPA), e Professor do Departamento de Administração, ambos vinculados a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Atua como pesquisador, vinculado ao Instituto de Estudos e Pesquisas em Administração Universitária (INPEAU) e ao Núcleo de Observação em Gestão, Aprendizagem e Pessoas (NEOGAP), ambos vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina. Também é pesquisador do Grupo de Estudos sobre Universidades (GEU), da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Tem experiência em temas relacionado a avaliação institucional (SINAES), gestão das atividades da CPA, regulação da educação superior e gestão acadêmica, com foco nos impactos do CPC nos Projetos Pedagógicos, IGC e PDI. Desde 2007, desenvolve atividades técnicas relacionadas com a gestão acadêmica, gestão da avaliação institucional e coordenações de curso, colaborando na formulação de estratégias voltadas para o ENADE. É docente de graduação e pós-graduação, preconizando temas vinculados com a área da administração estratégica, gestão do conhecimento, inovação, metodologia científica e temas emergentes vinculados à área da gestão da educação superior. Integra, atualmente, o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), do INEP/MEC.

Pedro Antônio de Melo, Universidade Federal de Santa Catarina

Pedro Antônio de Melo é Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Letras - Português e Literatura Brasileira - UFSC; Especialista em Recursos Humanos pela UFSC, e em Gestão Universitária pelo CRUB - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras em parceria com a OUI - Organização Universitária Interamericana (2004), Canadá. Pós-doutorado em Educação Superior, pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e o Caribe ? IESALC, da Unesco. Doutor Honoris Causa, pela Honorable Academia Mundial de Educación - HAME (2012). É professor da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Ciências da Administração - CAD, onde leciona disciplinas relacionadas ao Empreendedorismo. Nos Programas de Pós-Graduação em Administração - CPGA e Administração Universitária - PPGAU, ministra disciplinas e desenvolve pesquisas relacionadas a Gestão Universitária. Foi Coordenador do Mestrado Profissional em Administração Universitária (2010 - 2016). É Diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária ? INPEAU. Foi Coordenador do Instituto de Gestão e Liderança Universitária - IGLU, Região Brasil da Organização Universitária Interamericana ? OUI, Canadá. Foi Editor da Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAl. Atualmente é Chefe do Departamento de Ciências da Administração da UFSC de 2010 a 2019.

Publicado

2021-01-29

Cómo citar

Francisco, T. H. A., & de Melo, P. A. (2021). As Implicações da 4ª Revolução Industrial no fenômeno da formação em Administração. Revista De Negócios, 25(4), 6–20. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2020v25n4p6-20

Número

Sección

Articles