A influência do envolvimento da equipe produtiva e da frequência de interação no desempenho operacional de novos produtos.

Autores/as

  • Sheila Patrícia Ramos Beckhauser FURB
  • Daniele de Lourdes Curto da Costa Martins Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Luciano Castro de Carvalho Fundação Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2017v22n4p56-67

Palabras clave:

Desenvolvimento de novos produtos, desempenho operacional, equipe produtiva.

Resumen

O objetivo do estudo é verificar a influência do envolvimento da equipe produtiva e da frequência de interação no desempenho operacional de novos produtos.  Verificou-se ainda e a frequência de interação modera a relação entre o envolvimento da equipe produtiva e o desempenho operacional. Para tanto, o estudo caracteriza-se como descritivo e quantitativo. A amostra foi composta por 86 empresas do setor produtivo. A análise dos dados foi realizada por meio de Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados demonstraram que o Envolvimento Interno possui influência de 22,6% sobre o Desempenho Operacional e a frequência de interação de 34,1%. Já a frequência de interação (força do laço) enquanto variável moderadora entre o Envolvimento da Equipe Interna e Desempenho Operacional não foi significante. Assim, sugere-se que o envolvimento interno influencia o desempenho operacional, porém a frequência de interações com a equipe interna é mais significante do que a própria integração em si.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniele de Lourdes Curto da Costa Martins, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Administração

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração

Luciano Castro de Carvalho, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Professor Doutor em Administração na FURB

Publicado

2018-08-01

Cómo citar

Beckhauser, S. P. R., Martins, D. de L. C. da C., & Carvalho, L. C. de. (2018). A influência do envolvimento da equipe produtiva e da frequência de interação no desempenho operacional de novos produtos. Revista De Negócios, 22(4), 56–67. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2017v22n4p56-67

Número

Sección

Articles