EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO: UMA NOVA ESTRATÉGIA PARA A INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

Autores/as

  • Alexandre Marino Costa UFSC
  • Domingo Cericato UFSC
  • Pedro Antônio de Melo UFSC

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2007v12n4p32-43

Palabras clave:

Empreendedorismo Corporativo. Estratégia. Inovação em Organizações.

Resumen

O termo empreendedorismo tem sido constantemente associado a políticas de combate ao desemprego, uma vez que aborda as mudanças introduzidas no mercado de trabalho pela economia globalizada. Contudo, o empreendedorismo é uma decorrência direta dos novos padrões de relações sociais e políticas e não apenas uma resposta à retração do nível atual de emprego. Nas organizações, as pessoas também participam desse ambiente de mudanças, encontrando no empreendedorismo uma nova forma de agir, desenvolver e identificar novos conhecimentos e oportunidades. O presente artigo trata do empreendedorismo corporativo como uma nova estratégia, criando novos negócios, instigando a renovação ou inovação dentro de uma organização. O grande desafio desse empreendedor é transformar idéias e sonhos em novas realizações, inserindo o processo empreendedor como uma ferramenta de transformação corporativa. Pode-se concluir que, por meio das pessoas, em um ambiente de mudanças, as organizações têm a oportunidade de criar e desenvolver novos negócios corporativos, otimizando recursos, processos e resultados. Palavras-chave: Empreendedorismo Corporativo. Estratégia. Inovação em Organizações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2008-03-14

Cómo citar

Costa, A. M., Cericato, D., & Melo, P. A. de. (2008). EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO: UMA NOVA ESTRATÉGIA PARA A INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS. Revista De Negócios, 12(4), 32–43. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2007v12n4p32-43