A CONTROLADORIA COMO FERRAMENTA DE APOIO AS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS: ESTUDO DE CASO NUMA EMPRESA DE TELEFONIA MÓVEL

Autores/as

  • Sandra Maria dos Santos UFCE
  • Francisco de Assis Soares UFCE
  • Carlos Alberto Correia Lima Junior UFCE
  • José Nelson Barbosa Tenório UFPE

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2007v12n4p18-31

Palabras clave:

Telefonia Móvel. Controladoria. Competitividade.

Resumen

Este artigo tem como intuito investigar o papel da Controladoria no apoio às estratégias competitivas de uma empresa brasileira de telefonia móvel. Essa indústria se apresenta como um das mais dinâmicas da economia nacional e mundial, possuindo assim, potencial para disseminar novas práticas de gestão que se mostrem úteis na resolução dos problemas empresariais. Realizou-se uma pesquisa de campo, envolvendo entrevistas com dirigentes dos setores de controladoria e executivos ligados à organização. Os resultados evidenciam que as informações do setor de controladoria possibilitam o conhecimento do mercado, de forma a enfrentar a concorrência. O entendimento que os gestores possuem da indústria em que atuam é que essa é atrativa, sendo que a principal ameaça à competitividade da organização no mercado é o grau de rivalidade dos concorrentes. Palavras-chave: Telefonia Móvel. Controladoria. Competitividade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2008-03-14

Cómo citar

dos Santos, S. M., Soares, F. de A., Lima Junior, C. A. C., & Tenório, J. N. B. (2008). A CONTROLADORIA COMO FERRAMENTA DE APOIO AS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS: ESTUDO DE CASO NUMA EMPRESA DE TELEFONIA MÓVEL. Revista De Negócios, 12(4), 18–31. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2007v12n4p18-31