ESTRATÉGIA E JAZZ: UM NOVO PROCESSO DE FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA

Autores/as

  • Juliano Lissoni UNISUL
  • Alexandre Marino Costa UFSC
  • Gilberto de Oliveira Moritz UFSC
  • Maurício Fernandes Pereira UFSC

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2007v12n4p03-17

Palabras clave:

Formulação Estratégica. Estratégias Derivadas. Jazz.

Resumen

A definição do que é estratégia e de como é formulada tem sido pauta de constante discussão. Este artigo propõe uma condensação do tema, de forma a considerá-la como uma combinação de momentos, que parte da intenção e do plano e permite a derivação a partir da improvisação. A conclusão a que se chega é que a formulação da estratégia se assemelha ao jazz, na execução do qual a experimentação e a improvisação se juntam à partitura de forma a proporcionar à audiência momentos mágicos. Foram a improvisação e a experimentação que escreveram a evolução do jazz, pois incursões bem sucedidas originaram derivações significativas que transformaram o ritmo em música moderna sem que sua identidade fosse descaracterizada. Assim ocorre nas empresas, onde tentativas e improvisações podem levar à evolução da estratégia empresarial. Palavras-Chave: Formulação Estratégica. Estratégias Derivadas. Jazz.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2008-03-14

Cómo citar

Lissoni, J., Costa, A. M., Moritz, G. de O., & Pereira, M. F. (2008). ESTRATÉGIA E JAZZ: UM NOVO PROCESSO DE FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA. Revista De Negócios, 12(4), 03–17. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2007v12n4p03-17