Interdisciplinaridade em Marketing: Perspectivas de aplicação dos conceitos teóricos de campo e habitus de Pierre Bourdieu às pesquisas em Marketing
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2014v19n3p58-74Palabras clave:
pesquisa em marketing, campo, habitus, Bourdieu, métodos qualitativos.Resumen
Considerando marketing um campo de conhecimento interdisciplinar que empreende uma relação com outras disciplinas que lhe possibilitam ampliar o foco analítico, tais como, Sociologia, Antropologia e Psicologia, e considerando, também, que a atuação do Marketing ocorre em organizações inseridas num contexto social, este artigo tem como objetivo recuperar os conceitos teóricos de campo e habitus de Pierre Bourdieu à pesquisa em marketing. A proposta é evidenciar que, ao analisar um contexto social de atuação de Marketing a partir dos elementos constitutivos do campo e habitus o pesquisador poderá alcançar o entendimento dos fenômenos em Marketing, sobretudo, aqueles que apresentam relação entre consumo, estratégias de Marketing, e agentes envolvidos na produção e reprodução de significados. O artigo oferece algumas ferramentas teóricas para os pesquisadores que se propõem a adotar uma perspectiva alternativa ao mainstream metodológico presente no campo de conhecimento em Marketing. Busca-se evidenciar que a teoria de campo e habitus de Bourdieu é uma opção capaz de arrefecer a crítica de que o trabalho de campo do pesquisador qualitativo é restritivo por não permitir generalização. Isto porque, nesta perspectiva o campo empírico é construído a partir de elementos teóricos que possibilitam sua constituição em qualquer outro lugar, tendo a vantagem de permitir ao pesquisador avaliar as peculiaridades de cada local, sejam elas de ordem cultural, regional, econômica ou social. Em outras palavras, o pesquisador de Marketing poderá buscar compreender os fenômenos de Marketing nas diferentes realidades brasileiras. O emprego de tais conceitos, somados a métodos múltiplos de coleta de dados que possibilitam uma triangulação, permite ao pesquisador de Marketing produzir conhecimento no campo, bem como prover conhecimento úteis aos gestores que atuam no campo empírico investigado.
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