VISÃO ESTRATÉGICA E PADRÕES EMERGENTES COMO COMPLEMENTARES NA PEQUENA EMPRESA

Autores/as

  • Edmilson de Oliveira Lima

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2000v5n2p%25p

Palabras clave:

Pequena empresa, estratégia emergente, visão estratégica

Resumen

Neste artigo, a estratégia emergente é abordada como complementar à visão estratégica para torná-la mais precisa na pequena empresa (PE) brasileira onde freqüentemente ela é pouco desenvolvida não podendo orientar claramente a ação estratégica no mercado. A reflexão durante a ação (reflection-in-action) é considerada a base do processo que torna os padrões estratégicos emergentes pouco a pouco deliberados, de modo a suprir as limitações desta visão desestruturada. Este conceito é central aqui, visto que ele unifica os momentos de decisão e de implementação estratégicas, constituindo um modo comportamental usual que permite ao pequeno proprietário-dirigente conduzir um processo de administração estratégica que torne mais precisa e detalhada a orientação genérica de sua visão, sempre respeitando sua disponibilidade de recursos - como tempo e pessoal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2007-06-25

Cómo citar

Lima, E. de O. (2007). VISÃO ESTRATÉGICA E PADRÕES EMERGENTES COMO COMPLEMENTARES NA PEQUENA EMPRESA. Revista De Negócios, 5(2). https://doi.org/10.7867/1980-4431.2000v5n2p%p

Número

Sección

Artigos