De “Made in China” para “Made in Brazil”: Uma análise do processo de internacionalização de uma empresa do setor automotivo no Brasil

Autores/as

  • Moema Pereira Nunes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Yiqiao Chen Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Fernanda Kalil Steinbruch Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2014v19n3p41-57

Resumen

A implantação do Programa Inovar-Auto pelo Governo Federal Brasileiro no ano de 2012 levou a mudanças nas estratégias de internacionalização de empresas do setor automotivo no Brasil. Empresas que importavam veículos para revenda no país, sem ter atividade industrial local, passaram a ter uma incidência maior de tributos. Para evitar este aumento de tributação, as empresas precisam tomar de decisões de realização de investimentos em manufatura no Brasil. O presente artigo tem por objetivo identificar as estratégias de entrada nos mercados externos por parte das empresas chinesas, bem como as razões pelas quais tais organizações buscam esse tipo de operação. Para isso, utilizou-se como estudo prático o caso da EMPRESA AUTO e sua inserção no mercado brasileiro. Essa entrada no mercado nacional ocorreu por meio de duas fases: no primeiro período, foi realizada exportação direta, enquanto na segunda fase, a EMPRESA AUTO optou pelo Investimento Externo Direto no Brasil através do estabelecimento de uma Joint Venture com uma empresa brasileira. Para esta investigação, foi realizada uma pesquisa qualitativa, através da qual foi elaborada uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso, utilizando-se dados primários e secundários. Como motivações para o estabelecimento da Joint Venture, foram identificados fatores como o aumento do IPI, o aumento da resposta aos clientes e o potencial de aprendizagem e de crescimento das empresas por meio desta atividade. Como resultado principal desta pesquisa, identificou-se que a EMPRESA AUTO alcançou seus objetivos, tendo em vista que reduziu o custo final de seu produto. Ainda, a empresa manteve a competitividade no mercado, adquiriu aprendizado e criou parcerias locais, além de obter acesso ao novo mercado.

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Biografía del autor/a

Moema Pereira Nunes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutora em Administração

Mestre em Administração

Bacharel em Administração - Comércio Exterior

Professora da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia - FACE
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Yiqiao Chen, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Especialista em Gestão em Comércio Internacional

Fernanda Kalil Steinbruch, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Mestranda em Administração

Bacharel em Administração

Publicado

2014-10-02

Cómo citar

Nunes, M. P., Chen, Y., & Steinbruch, F. K. (2014). De “Made in China” para “Made in Brazil”: Uma análise do processo de internacionalização de uma empresa do setor automotivo no Brasil. Revista De Negócios, 19(3), 41–57. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2014v19n3p41-57