ANTECEDENTES DA LEALDADE DE CLIENTES: UM ESTUDO EMPÍRICO NO VAREJO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2006v11n1p%25pPalabras clave:
Clientes - contatos, Serviço ao cliente, Lealdade, Comércio varejistaResumen
Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de desenvolver empiricamente instrumentos válidos que permitam a avaliação dos antecedentes da lealdade de clientes de empresas varejistas. Dividiu-se o trabalho em uma fase exploratória e outra descritiva, por meio da realização de um survey. Realizaram-se todos os procedimentos devidos para averiguação de confiabilidade e validade das medidas, utilizando como base o modelo integrativo de Hennig-Thurau et al. (2002). Testou-se o modelo integrativo de marketing de relacionamento proposto utilizando equações estruturais com uma amostra de 373 respondentes. Os principais antecedentes da lealdade observados foram os benefícios de tratamento especial, benefícios sociais e comprometimento, com importantes implicações gerenciais. Na perspectiva acadêmica, o modelo testado mostrou que as hipóteses propostas por Hennig-Thurau et al. (2002) são válidas para as empresas de varejo, suportando as teorias de Benefícios de Relacionamento e sugerindo novos estudos.Descargas
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Publicado
2007-06-25
Cómo citar
Filho, C. G., Elias, C. L., & Leite, R. S. (2007). ANTECEDENTES DA LEALDADE DE CLIENTES: UM ESTUDO EMPÍRICO NO VAREJO. Revista De Negócios, 11(1). https://doi.org/10.7867/1980-4431.2006v11n1p%p
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