Experiência do cliente no ponto de venda varejista: Desenvolvimento de uma escala de mensuração

Autores/as

  • Roberto Rodrigues Ramos Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri
  • Francisco José da Costa UNILAB
  • Ingrid Mazza Faculdade Paraíso - FAP/CE

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2012v17n2p20-36

Palabras clave:

Varejo, Ponto de Venda, Escala

Resumen

http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2012v17n2p20-36

 

Este estudo tem por objetivo construir uma escala de mensuração da avaliação da experiência dos clientes no ponto de venda varejista. A verificação da literatura apontou a existência de algumas propostas de mensuração da avaliação da experiência de clientes no contexto varejista, porém verificaram-se limitações quando foram aplicadas no Brasil, o que indicou a necessidade de realização deste esforço. O estudo foi desenvolvido seguindo o conjunto de passos apontados na literatura especializada para construção de escalas. Foram tomadas duas amostras, uma para fins exploratórios (com 147 respondentes) e outra para fins confirmatórios (com 334 respondentes), e os procedimentos estatísticos usados viabilizaram a proposição de um instrumento com 19 itens, divididos em quatro dimensões (estrutura, sortimento, políticas e atendimento). Para assegurar a consistência da escala, foram verificadas as validades de conteúdo, de face, convergente, discriminante e de critério, além da confiabilidade da escala. Ao final do estudo, são dadas indicações de como a escala pode ser usada.

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Publicado

2012-04-13

Cómo citar

Ramos, R. R., Costa, F. J. da, & Mazza, I. (2012). Experiência do cliente no ponto de venda varejista: Desenvolvimento de uma escala de mensuração. Revista De Negócios, 17(2), 20–36. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2012v17n2p20-36