Beleza em 140 caracteres. Um estudo sobre o comportamento do consumidor de cosméticos brasileiros no Twitter

Autores/as

  • Cárlei Nunes Dellinghausen Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Tiago Savi Mondo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Jane Iara Pereira da Costa Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2012v17n1p56-77

Palabras clave:

mídias sociais, comportamento do consumidor, Twitter, cosméticos, netnografia

Resumen

O fenômeno da evolução das mídias sociais é assunto frequente nas conversas informais, na mídia impressa, na televisão e em sites corporativos. Essa nova realidade dinâmica da comunicação e das relações é motivo de curiosidade e investigação para a maioria das organizações. O presente estudo busca analisar qual o comportamento do consumidor de cosméticos nacionais no microblogging Twitter, referenciados pelo enfoque de quatro empresas do setor pelo período de quinze dias. Para a coleta e análise dos dados, utilizaram-se ferramentas disponíveis na Internet e conhecimentos da netnografia aplicados à pesquisa quantitativa. Os resultados obtidos da análise de 3772 postagens demonstram diferenças nos comentários sobre as empresas, forma de atuação, posicionamento de mercado, produtos mais mencionados, representativos do panorama do mercado de cosméticos no Brasil. Conclui-se que o conteúdo das mensagens postadas é mais positivo do que negativo e que cada empresa estabelece relacionamentos diferentes no canal de comunicação.

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Biografía del autor/a

Cárlei Nunes Dellinghausen, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda em Administração, bolsista do Programa de Pós-Graduação em Administração da ESAG/UDESC. Pesquisadora do Grupo de Estudos e pesquisas de Marketing – GEPEM – ESAG/UDESC.

Tiago Savi Mondo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2007) e graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007). Especialista em Gerenciamento de projetos pela FGV-SC(2009). Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Tem experiência em projetos e organização de eventos esportivos. Áreas de pesquisa:Marketing Integrado, Marketing Turístico, Administração de Serviços, Gestão da Hospitalidade.

Jane Iara Pereira da Costa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção.

Professora aposentada do Curso de Administração da UFSC, Professora titular do Curso de Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas de Marketing – GEPEM.

Publicado

2012-06-14

Cómo citar

Dellinghausen, C. N., Mondo, T. S., & Costa, J. I. P. da. (2012). Beleza em 140 caracteres. Um estudo sobre o comportamento do consumidor de cosméticos brasileiros no Twitter. Revista De Negócios, 17(1), 56–77. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2012v17n1p56-77