Beleza em 140 caracteres. Um estudo sobre o comportamento do consumidor de cosméticos brasileiros no Twitter
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2012v17n1p56-77Keywords:
mídias sociais, comportamento do consumidor, Twitter, cosméticos, netnografiaAbstract
O fenômeno da evolução das mídias sociais é assunto frequente nas conversas informais, na mídia impressa, na televisão e em sites corporativos. Essa nova realidade dinâmica da comunicação e das relações é motivo de curiosidade e investigação para a maioria das organizações. O presente estudo busca analisar qual o comportamento do consumidor de cosméticos nacionais no microblogging Twitter, referenciados pelo enfoque de quatro empresas do setor pelo período de quinze dias. Para a coleta e análise dos dados, utilizaram-se ferramentas disponíveis na Internet e conhecimentos da netnografia aplicados à pesquisa quantitativa. Os resultados obtidos da análise de 3772 postagens demonstram diferenças nos comentários sobre as empresas, forma de atuação, posicionamento de mercado, produtos mais mencionados, representativos do panorama do mercado de cosméticos no Brasil. Conclui-se que o conteúdo das mensagens postadas é mais positivo do que negativo e que cada empresa estabelece relacionamentos diferentes no canal de comunicação.