O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS: O CASO BRASILEIRO

Autores/as

  • Pedro Guilherme kraus

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2006v11n2p%25p

Palabras clave:

internacionalização, exportação, empresa produtora exportadora.

Resumen

Neste artigo, analisa-se a internacionalização de empresas brasileiras e tipificam-se neste processo quatro grandes etapas: pré-envolvimento, envolvimento passivo, envolvimento ativo e envolvimento comprometido. As três etapas iniciais estão voltadas ao entendimento do desenvolvimento incremental de exportações e a última ao envolvimento comprometido com ou sem investimento direto no exterior. As quatro grandes etapas são divididas em estágios intermediários. Descreve-se também o que leva uma empresa produtora exportadora a evoluir ou retroceder em seu processo de internacionalização. Constatou-se que as empresas produtoras exportadoras brasileiras, em sua maioria, são exportadoras passivas, com o seu foco gerencial voltado para a área de produção em detrimento da comercialização internacional de seus produtos. Por outro lado, as empresas produto-ras exportadoras brasileiras buscam formas mais comprometidas de atuação, após a obtenção de sucesso prévio no processo incremental de exportações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2007-06-25

Cómo citar

kraus, P. G. (2007). O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS: O CASO BRASILEIRO. Revista De Negócios, 11(2). https://doi.org/10.7867/1980-4431.2006v11n2p%p