METODOLOGIA PARA PLANEJAMENTO EM EAD UTILIZANDO ESTILOS DE APRENDIZAGEM, INTELIGENCIAS MULTIPLAS E COMPETENCIAS REQUERIDAS: UMA CONTRIBUIÇÃO AO APERFEIÇOAMENTO DE EMPREENDEDORES

Autores/as

  • SELMA REGINA OLIVEIRA UFT - UNIVERSITY FEDERAL DO TOCANTINS
  • EDSON WALMIR CAZARINI UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2010v15n4p66-77

Palabras clave:

Método, Educação a Distância, Estilos de Aprendizagem, Inteligências Múltiplas, Competências Requeridas

Resumen

O presente documento propõe um suporte metodológico lastreado nos Fatores Críticos de Sucesso (FCS), Competências Profissionais Requeridas (CPR), Estilos de Aprendizagem (EA) e Inteligências Múltiplas (IM), que oriente a implementação de uma estratégia  de planejamento em projetos de Educação à Distância (EAD), com vistas ao aperfeiçoamento de empreendedores. A pesquisa foi aplicada em dois cursos de Pós-Graduação – MBA em Administração, do Módulo Gestão de Empreendedores, de Instituições Públicas e Privadas, com uma amostra de 70 participantes. Este suporte metodológico contempla quatro fases: Na fase (1) são determinados os FCS de um projeto de EAD a partir da literatura especializada, Análise Ambiental e Consulta aos Especiaistas. Na fase (2) são determinados os EA dos alunos, por meio dos modelos de Felder e Soloman. Na fase (3) determinam-se as CPR dos alunos, utilizando-se a Técnica Delphi. Na fase (4) determinam-se as IM utilizando o modelo de GARDNER (1994). Por fim, priorizam-se, por importância, as CPR em relação aos FCS, e em seguida os EA e IM em relação às CPR. Com vistas a reduzir a subjetividade dos resultados apresentados, adotam-se os métodos multicriteriais Compromise Programming, Electre III e Promethee II e o método de Escalagem Psicométrica Lei dos Julgamentos Categóricos. Os resultados mostraram-se satisfatórios, validando o suporte metodológico ora proposto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

SELMA REGINA OLIVEIRA, UFT - UNIVERSITY FEDERAL DO TOCANTINS

Possui Graduação em Ciências Contábeis e Administraçao pela Universidade Federal

de Uberlândia, MBA em Gestão Empresarial, Universidade Federal do Rio de Janeiro-

UFRJ, Mestrado em Engenharia Civil-Logística de Distribuição - Universidade de

Brasília-UnB, Mestrado em Economia/Desenvolvimento Econômico-Universidade

Federal de Uberlândia (incompleto), Doutorado em Economia Aplicada (incompleto) -

Universidade Federal de Viçosa, Doutorado em Engenharia de Produção-

Universidade de São Paulo - USP. Pós - doutoramento em Engenharia de Produção.

Atua nas atividades de docência (Graduação e Pós-Graduação), pesquisa e extensão

na Universidade Federal do Tocantins-UFT. Áreas do Conhecimento: Inovação. Ciclo

de vida do Produto; Custos por Ciclo; Contabilidade Gerencial, Controladoria, Custos,

Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação, Inovação, EAD e Logística).

Revisor de Periódico: IEEE Service Operations and Logistics, and Informatics,

EURAM 2010 CONFERENCE, IJSEM - International Journal of Service Economics

and Management Int IJTMKT - Int. of Technology Marketing (IJTMKT) Revista

GEPROS, Revista Produção e Engenharia,; e Conferência Internacional de

Engenharia e Tecnologia. Revisor Artigos: ENEGEP Encontro de Engenharia de

Produção- SIMPOI Simpósio de Administração da Produção e Logística Internacional -

SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, e Congresso de Controladoria e

Contabilidade USP. Tem experiência na área de Engenharia de Produção , com

ênfase em Engenharia do Produto. Atuando principalmente nos seguintes temas:

Desenvolvimento de produto, Processo de desenvolvimento de produto, Modelos de

referência, Gestão do conhecimento e Inovação em desenvolvimento de produto,

Aprendizagem organizacional e Ferramentas para a gestão do conhecimento e

Inovação.

EDSON WALMIR CAZARINI, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Edson Walmir Cazarini concluiu o doutorado em Engenharia Mecânica [S. Carlos] pela Universidade de São Paulo em 1992. Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo, Professor Titular da Universidade de Ribeirão Preto e membro do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Publicou 10 artigos em periódicos especializados e 83 trabalhos em anais de eventos. Possui 5 softwares e outros 41 itens de produção técnica. Participou de 39 eventos no Brasil. Orientou 28 dissertações de mestrado, além de ter orientado 4 trabalhos de iniciação científica e 19 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia de Produção, Educação e Ciência da Informação. Recebeu 6 prêmios e/ou homenagens. Entre 1995 e 2004 coordenou 4 projetos de pesquisa. Atualmente participa de 7 projetos de pesquisa, sendo que coordena 4 destes. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação. Em suas atividades profissionais interagiu com 76 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Sistemas de Apoio à Decisão, Sistemas de Informação, Data Warehouse, Engenharia de Requisitos, Modelagem Organizacional, Engenharia de Software, Data mining, Ambiente de Aprendizagem, Aprendizagem Colaborativa e Comércio Eletrônico.

Publicado

2011-04-28

Cómo citar

OLIVEIRA, S. R., & CAZARINI, E. W. (2011). METODOLOGIA PARA PLANEJAMENTO EM EAD UTILIZANDO ESTILOS DE APRENDIZAGEM, INTELIGENCIAS MULTIPLAS E COMPETENCIAS REQUERIDAS: UMA CONTRIBUIÇÃO AO APERFEIÇOAMENTO DE EMPREENDEDORES. Revista De Negócios, 15(4), 66–77. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2010v15n4p66-77