METODOLOGIA PARA PLANEJAMENTO EM EAD UTILIZANDO ESTILOS DE APRENDIZAGEM, INTELIGENCIAS MULTIPLAS E COMPETENCIAS REQUERIDAS: UMA CONTRIBUIÇÃO AO APERFEIÇOAMENTO DE EMPREENDEDORES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2010v15n4p66-77Keywords:
Método, Educação a Distância, Estilos de Aprendizagem, Inteligências Múltiplas, Competências RequeridasAbstract
O presente documento propõe um suporte metodológico lastreado nos Fatores Críticos de Sucesso (FCS), Competências Profissionais Requeridas (CPR), Estilos de Aprendizagem (EA) e Inteligências Múltiplas (IM), que oriente a implementação de uma estratégia de planejamento em projetos de Educação à Distância (EAD), com vistas ao aperfeiçoamento de empreendedores. A pesquisa foi aplicada em dois cursos de Pós-Graduação – MBA em Administração, do Módulo Gestão de Empreendedores, de Instituições Públicas e Privadas, com uma amostra de 70 participantes. Este suporte metodológico contempla quatro fases: Na fase (1) são determinados os FCS de um projeto de EAD a partir da literatura especializada, Análise Ambiental e Consulta aos Especiaistas. Na fase (2) são determinados os EA dos alunos, por meio dos modelos de Felder e Soloman. Na fase (3) determinam-se as CPR dos alunos, utilizando-se a Técnica Delphi. Na fase (4) determinam-se as IM utilizando o modelo de GARDNER (1994). Por fim, priorizam-se, por importância, as CPR em relação aos FCS, e em seguida os EA e IM em relação às CPR. Com vistas a reduzir a subjetividade dos resultados apresentados, adotam-se os métodos multicriteriais Compromise Programming, Electre III e Promethee II e o método de Escalagem Psicométrica Lei dos Julgamentos Categóricos. Os resultados mostraram-se satisfatórios, validando o suporte metodológico ora proposto.