Por que adotar Customização em Massa?

Autores/as

  • ANDRÉ MACHADO
  • WALTER MORAES

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2010v15n4p30-48

Palabras clave:

customização em massa, estratégia, competitividade

Resumen

A customização em massa está relacionada à capacidade de oferecer rapidamente bens ou serviços customizados, em grandes volumes, a custos similares aos de produtos padronizados e disponibilizados por meio da produção em massa. O objetivo deste artigo é analisar por que as empresas têm empreendido esforços em prol da customização em massa. A estratégia de pesquisa adotada foi de estudo de vasos múltiplos, os quais foram empreendidos em oito empresas, sendo seis delas pertencentes a diferentes setores da indústria de transformação e duas empresas pertencentes à indústria de construção civil. Entrevistas semi-estruturadas foram adotadas como principal técnica para coleta de dados. A análise de dados ocorreu em dois estágios: análise individual e análise cruzada dos casos. Os resultados permitiram constatar que os principais fatores motivadores para a customização em massa foram: características intrínsecas do produto ofertado, aumento da concorrência e do nível de exigência dos clientes, reduzir os custos e a complexidade de produção, explorar um nicho de mercado e atender às características particulares do mercado no qual atua. Assim, a pesquisa permitiu concluir que tanto fatores externos quanto internos influenciam sobremaneira a decisão de customizar em massa os produtos ofertados.

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Biografía del autor/a

ANDRÉ MACHADO

Professor Adjunto do Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba. Profressor do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPB.

WALTER MORAES

Professor Titular do Departamento de Administração da Universidade Federal de Pernambuco. Profressor do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPE.

Publicado

2011-05-16

Cómo citar

MACHADO, A., & MORAES, W. (2011). Por que adotar Customização em Massa?. Revista De Negócios, 15(4), 30–48. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2010v15n4p30-48