SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO COM O CURSO E SUA RELAÇÃO COM A IMAGEM DA IES

Autores/as

  • Janaina Lorenzi Tomio Universidade do Vale do Itajaí
  • Maria José Barbosa de Souza Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n2p105-121

Palabras clave:

marketing educacional, satisfação do consumidor e imagem corporativa.

Resumen

Os desafios que caracterizam o ambiente em que as Instituições de Ensino Superior (IES) estão operando têm provocado modificações no sistema educacional do país. Essas modificações permitiram maior acesso ao ensino superior, mas, propiciaram o crescimento desordenado do número de vagas ofertadas nas universidades particulares, aumentando a competição do setor e levando à necessidade de realização de estudos sobre a imagem corporativa, pois a imagem positiva influencia a satisfação dos diversos públicos com as quais a instituição se relaciona. Com o objetivo de analisar a satisfação dos alunos de Administração com o curso e demais serviços oferecidos, bem como a imagem corporativa de uma instituição de ensino superior do estado de Santa Catarina, realizou-se um levantamento de caráter exploratório-descritivo com uma amostra de 1536 alunos do referido curso. A análise de dados foi feita por meio de tabelas de distribuição de freqüência, média e desvio-padrão, cruzamento dos dados, teste ANOVA, teste de Tukey e Análise Fatorial de Correspondência Múltipla - AFCM. Os dados da pesquisa demonstraram que os componentes cognitivos e afetivos da imagem são associados à satisfação e que a imagem percebida pelos discentes de uma universidade depende de sua satisfação. Essas evidências poderão auxiliar o novo posicionamento da universidade no mercado, frente ao cenário competitivo que as IES estão enfrentando atualmente, à medida que indica as variáveis que precisam ser aperfeiçoadas a fim de melhorar a imagem corporativa da organização e a satisfação dos alunos com os serviços educacionais oferecidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Janaina Lorenzi Tomio, Universidade do Vale do Itajaí

Mestre em Administração - UNIVALI

Responsável pela Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura da Univali de Balneário Camboríu.

Maria José Barbosa de Souza, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Ciências da Comunicação Professora das disciplinas Administração de Empresas Turísticas no curso de Mestrado em Turismo e Hotelaria no Campus II - Balneário Camboriú. Professora no Mestrado Acadêmico em Administração no Campus IV, disciplina Organizações e Mercados. Orientação de Iniciação Científica (Projeto PIBIC/CNPq) na Graduação

Publicado

2008-11-11

Cómo citar

Tomio, J. L., & de Souza, M. J. B. (2008). SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO COM O CURSO E SUA RELAÇÃO COM A IMAGEM DA IES. Revista De Negócios, 13(2), 105–121. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n2p105-121