SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO COM O CURSO E SUA RELAÇÃO COM A IMAGEM DA IES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n2p105-121Keywords:
marketing educacional, satisfação do consumidor e imagem corporativa.Abstract
Os desafios que caracterizam o ambiente em que as Instituições de Ensino Superior (IES) estão operando têm provocado modificações no sistema educacional do país. Essas modificações permitiram maior acesso ao ensino superior, mas, propiciaram o crescimento desordenado do número de vagas ofertadas nas universidades particulares, aumentando a competição do setor e levando à necessidade de realização de estudos sobre a imagem corporativa, pois a imagem positiva influencia a satisfação dos diversos públicos com as quais a instituição se relaciona. Com o objetivo de analisar a satisfação dos alunos de Administração com o curso e demais serviços oferecidos, bem como a imagem corporativa de uma instituição de ensino superior do estado de Santa Catarina, realizou-se um levantamento de caráter exploratório-descritivo com uma amostra de 1536 alunos do referido curso. A análise de dados foi feita por meio de tabelas de distribuição de freqüência, média e desvio-padrão, cruzamento dos dados, teste ANOVA, teste de Tukey e Análise Fatorial de Correspondência Múltipla - AFCM. Os dados da pesquisa demonstraram que os componentes cognitivos e afetivos da imagem são associados à satisfação e que a imagem percebida pelos discentes de uma universidade depende de sua satisfação. Essas evidências poderão auxiliar o novo posicionamento da universidade no mercado, frente ao cenário competitivo que as IES estão enfrentando atualmente, à medida que indica as variáveis que precisam ser aperfeiçoadas a fim de melhorar a imagem corporativa da organização e a satisfação dos alunos com os serviços educacionais oferecidos.Downloads
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Published
2008-11-11
How to Cite
Tomio, J. L., & de Souza, M. J. B. (2008). SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO COM O CURSO E SUA RELAÇÃO COM A IMAGEM DA IES. Revista De Negócios, 13(2), 105–121. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n2p105-121
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Artigos